E se lhe dissermos que com um truque muito simples pode poupar no bilhete de avião? Ele existe e é mais fácil do que possa pensar – e não, não estamos a falar de aproveitar campanhas promocionais ou companhias mais baratas.
Basta que compre o bilhete com 47 dias de antecedência. Isso mesmo. Se comprar o seu bilhete de avião 47 dias antes de viajar pode ter uma redução significativa no preço do bilhete. Pelo menos é essa a estimativa do site CheapAir.
São precisos 47 dias para poupar no bilhete de avião
Todos os anos, a CheapAir faz uma pesquisa para tentar perceber as tendências dos seus clientes e viajantes. A empresa analisa os principais 15 mil mercados onde vivem ou para onde viajam os seus clientes e analisam as tarifas nesses mesmos mercados durante todo o ano.
Em 2014, esta pesquisa resultou na análise de mais de 1.5 mil milhões de tarifas aéreas e mais quase 5 milhões de viagens, na qual era registada a menor tarifa para cada uma dessas viagens, num período de 320 prévios ao voo. Tudo isto para que os analistas da CheapAir pudessem determinar qual o período médio com que se deve marcar um voo para conseguir um preço mais baixo.
Em 2015 a resposta foi esta: 47 dias. Significa isto que se marcar a sua viagem precisamente 47 dias antes da data de partida pode conseguir poupar no bilhete de avião, pelo menos se estivermos a falar de voos domésticos.
Diz a CheapAir que nos 320 dias antes dos voos analisados se verifica um preço mais elevado, em média 50 dólares (quase 45€). Diz ainda que os preços desses mesmos voos caem significativamente até um prazo de 47 dias antes da viagem e que começam a subir novamente até 14 dias antes, altura em que são consideravelmente mais altos.
Há outros truques que pode adotar. Viajar às terças, quartas e sábados e fora das consideradas horas de ponta pode fazer com que poupe alguns “trocos”.
Escolher a altura certa para poupar no bilhete de avião
Apesar desta estimativa da CheapAir é importante perceber que os prazos para marcação de viagens variam de acordo com a própria natureza ou tipologia da viagem. E se não é boa ideia esperar até à última hora para marcar o seu voo (nunca!), isso não significa que deva marcar com demasiada antecedência. Nem oito, nem 80.
Também não quer dizer que o prazo dos 47 dias seja o prazo ideal para marcar toda e qualquer viagem. Por exemplo, se vai marcar uma viagem para outro continente, o melhor mesmo é marcar com a devida antecedência, visto que terá que ultrapassar algumas questões burocráticas.
Em suma, marcar o voo 47 dias antes da viagem pode, em certos casos, ajudá-lo a poupar no bilhete de avião, mas é importante perceber que cada viagem é uma viagem e que há casos em que é preferível marcar antes. Ainda assim, a regra de ouro passa por pesquisar sempre as melhores tarifas.
Veja também: