Hoje é rara a loja que não tenta “vender-lhe” um cartão cliente quando vai fazer uma compra. As promessas são sempre muitas e bonitas, mas começa a dar-se conta de que coleciona cartões atrás de cartões e acaba por usar muito poucos. O mesmo se aplica em relação às aplicações que vieram substituir os cartões físicos.
A verdade é que só vale a pena ter cartões de fidelização ou as respetivas apps se tirar proveito deles: e não há por que não tirar. Reunimos algumas dicas para saber como poupar com o cartão cliente e aproveitar tudo aquilo a que tem direito.
8 formas de poupar com o cartão cliente
1. Fuja dos cartões que dão crédito
Mas é um cartão de fidelização para as compras ou mais uma armadilha para se endividar a juros altíssimos? Se quer saber como poupar com o cartão cliente, comece por fugir de todos os cartões de fidelização que lhe dão também a opção de crédito. Estas coisas devem estar separadas.
Um cartão cliente serve para levá-lo a repetir compras no mesmo estabelecimento. Um crédito é um acordo financeiro que deve fazer de forma consciente, informada e adaptada às suas necessidades. Se um cartão é de fidelização, não tem de dar crédito para nada. É uma armadilha.
2. Saiba se os pontos valem mesmo a pena
Às vezes queremos tanto aprender como poupar com o cartão cliente que subscrevemos tudo e mais alguma coisa sem sequer fazer as contas à oferta. Se um cartão de uma loja onde os produtos não passam muito dos dez euros lhe oferece 5% de desconto quando somar mil pontos – e se, para somar mil pontos, tem de gastar 5 mil euros -, de que é que isso lhe vale?
Quando os cartões funcionarem por pontos, faças as contas: saiba quantos euros tem de gastar para ganhar um ponto e de quantos euros será o desconto final.
3. Nunca pague para aderir
Os cartões já servem para fidelizá-lo a uma loja e os dados que esses cartões registarem vão servir para que a loja saiba tudo sobre si e sobre os seus hábitos de consumo. Acha que ainda precisa de pagar para que alguém o vigie? Nós achamos que não.
Saber como poupar com o cartão cliente também significa saber o que ele acarreta: ao aderir, está a oferecer informação individual ao vendedor. Isso já é uma moeda de troca mais do que suficiente.
4. Aproveite os cartões familiares
Uma família consome sempre mais do que um único elemento. Não há como poupar com o cartão cliente se não aproveitar todos os contributos, por isso distribua cartões por todos lá em casa e ponha-os a ganhar para o mesmo mealheiro.
5. Tenha atenção aos prazos dos descontos
Lembre-se que os vales de descontos têm quase sempre uma validade. Não deixe passar essa data, caso contrário está a investir numa promoção que nunca vai ter. Se tem um desconto que lhe é útil, faça questão de beneficiar dele, nem que depois compre um produto no valor desse desconto. De qualquer das formas estará a poupar.
6. Faça as mesmas compras nos mesmos estabelecimentos
Se vai a mais do que um supermercado, tente repetir os mesmos produtos no mesmo estabelecimento. Como lhe dissemos, os cartões de fidelização são usados pelas grandes superfícies para conhecerem os hábitos dos clientes e apontarem as promoções diretamente para eles. Se, por exemplo, comprar sempre iogurtes de determinada marca no mesmo supermercado, aumenta muito a probabilidade de vir a receber cupões de desconto precisamente para esses iogurtes.
7. Aproveite os descontos paralelos
Ainda nos supermercados, já deve ter reparado que quase todos os cartões dão acesso a descontos em gasolineiras. Não há motivo para não aproveitar: o combustível está caro e gastar uns euros a menos vem sempre a calhar.
Procure também saber que outros descontos associados existem: o cartão Continente, por exemplo, também dá descontos em restaurantes e pastelarias. Se conjugar tudo de forma inteligente, pode maximizar o desconto.
8. Guarde-se para o aniversário
Quem sabe como poupar com o cartão cliente sabe bem que o aniversário é uma ótima altura do ano: as marcas correm a oferecer brindes, mimos, descontos ou ofertas exclusivas. Porque não aproveitar? Se está a pensar comprar um produto um pouco mais caro, espere pelo seu aniversário e, provavelmente, vai conseguir comprar com um desconto que nunca conseguiria noutra altura do ano.
Lembre-se que tudo é um negócio
Os cartões de fidelização são ótimas ferramentas para poupar, mas lembre-se que os negócios fazem-se a vender e não a oferecer coisas. Por cada cartão a que aderir, está a fornecer dados pessoais e informações de consumo a empresas que depois podem usá-los para diferentes propósitos, como envio de promoções personalizadas ou até adaptação do negócio a tendências comportamentais.
Não queremos, com isto, assustá-lo, mas é importante que esteja ciente de que tudo é uma troca comercial e que, para ter acesso a estes descontos, está a vender os seus dados.
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