Share the post "Como poupar dinheiro ganhando pouco: 6 conselhos financeiros"
Poupar dinheiro nunca é tarefa fácil, com tantos gastos mensais e necessidades que obrigam os portugueses a reorganizarem as poupanças. Mas como poupar dinheiro ganhando pouco? É possível?
As boas notícias é que sim, é possível, mas implica planeamento e disciplina por parte de todo o agregado familiar. Se só tem de gerir os seus ganhos para si próprio, estas sugestões também se aplicam.
O ordenado não estica e poupar implica bem mais do que eliminar gastos supérfluos. Deixamos-lhe algumas dicas de como pode poupar, mesmo ganhando pouco.
6 dicas para poupar dinheiro ganhando pouco
Corte todos os extras
Esta é a sugestão óbvia, mas é por onde tem de começar. Se o orçamento já é curto, é impossível continuar a ter extras que são completamente dispensáveis.
Os custos de entretenimento têm de ser os primeiros a sofrer. Jantares fora, idas ao cinema, viagens, compras…
Dar prioridade a determinados eventos e tentar encontrar soluções mais baratas quando é possível, pode ajudar a amenizar esta necessidade. Compras desnecessárias têm de ser evitadas. Por isso, não hesite em organizar o calendário social para o ajudar a poupar.
Trace metas
Quando o orçamento é reduzido, ter alguns objetivos claros vai ajudá-lo a perceber quanto tem de poupar exatamente todos os meses.
Por exemplo, se está a pensar comprar um carro, analise o seu orçamente para calcular quanto tem de colocar de parte mensalmente para o conseguir fazer.
A gestão do dinheiro tem de ser equilibrada e controlada. Tenha particular cuidado com créditos e empréstimos, se o seu ordenado é apertado. Os custos associados vão pressionar o seu orçamento mensal e o mesmo se aplica até para compras mais pequenas. O nosso conselho é que planeie de acordo com a sua realidade.
Registe as despesas
Utilize uma agenda, bloco de notas, ficheiro Excel ou app para registar todas as suas despesas: as fixas (luz, gás, água, renda, alimentação) e eventuais gastos extra.
Pode manter uma coluna de gastos hipotéticos para poder estar prevenido ou saber o que tem de evitar, e outra para gastos reais para saber o que ainda tem disponível em determinado mês.
Este controlo vai ajudá-lo a poupar, porque permite ter uma noção real do que acontece ao dinheiro. É preciso disciplina para manter esta lista ou documento atualizado, mas ser-lhe-á bastante útil.
Evite os cartões de crédito
A regra de ouro desta lista. Da mesma forma que é aconselhável não depender de créditos ou empréstimos, o mesmo raciocínio se aplica a cartões de crédito. Para quem vive com um orçamento controlado, é imperativo viver de acordo com as suas possibilidades.
A utilização de cartões de crédito pode ser o motor para não conseguir controlar tão bem as despesas e ter tendências a mais e maiores gastos. Além disso, cria dívidas que o seu orçamento pode não ter capacidade para aguentar. No final nunca vai conseguir poupar.
Mude comportamentos e hábitos
Ganhar pouco e poupar baseia-se, sobretudo, em mudanças de hábitos. Além da disciplina requerida para controlar as despesas, a alteração de comportamentos ajuda a amealhar algum dinheiro extra, todos os meses.
Reduza a utilização do automóvel e prefira transportes públicos, incuta hábitos de poupança doméstica, leve refeições preparadas de casa para o trabalho, dê prioridade às marcas brancas na sua lista de compras.
Crie um fundo de emergência
Tudo o que conseguir amealhar canalize para um fundo de emergência. Os imprevistos acontecem e importa ter uma almofada financeira para as eventualidades. Vai acabar por aprender a gerir o que realmente tem disponível para gastar e a poupança vai estar sempre salvaguardada.