Poupar na empresa deve ser uma intenção permanente para manter o equilíbrio financeiro da mesma e garantir a sua sustentabilidade. No entanto, saber como poupar na empresa, sem colocar em causa os serviços imprescindíveis para o seu funcionamento é uma das chaves para o sucesso de um negócio e, em muitos casos, para evitar graves problemas financeiros ou até mesmo uma insolvência. Conheça sete dicas para poupar na sua empresa.
7 Dicas para poupar na empresa
1. Adote estratégias publicitárias mais baratas (ou sem custos)
As estratégias publicitárias e de marketing são importantes para a divulgação da empresa, mas também são caras. Opte por estratégias de marketing e publicidade que lhe façam poupar, como, por exemplo, uma presença forte (mas adequada) nas redes sociais, campanhas de marketing via email, escrever artigos relacionados com a sua área de intervenção nos jornais locais ou a aposta na publicidade boca-a-boca.
2. Seja rigoroso na utilização de energia
Estabeleça regras simples de poupança de energia, como desligar todas as luzes e equipamentos que não estejam a ser utilizados, trocar as antigas lâmpadas por lâmpadas economizadoras e, quando possível, colocar temporizadores ou sensores de movimento.
3. Poupe em tecnologias (software e hardware)
As empresas não podem sobreviver sem as necessárias inovações tecnológicas, mas, em determinados casos, é possível poupar em hardware e software. Por exemplo, experimente utilizar software open source (uso livre) e o armazenamento em nuvem (computação em nuvem).
4. Analise os planos de telemóveis e internet da sua empresa
Estes, muitas vezes, estão desajustados da realidade da sua empresa, ou seja, daquilo que realmente precisa. Procure planos que se ajustem às necessidades da empresa e não outros só porque têm mais minutos ou a internet mais rápida.
5. Avalie os seus fornecedores
Não deixe de negociar com os seus habituais fornecedores, nem de saber os preços praticados por outros fornecedores. Uma empresa deve, constantemente, rever contratos, preços e produtos com os fornecedores.
6. Poupe no material de escritório
O fomento de utilização de produtos ecológicos (tinteiros recarregáveis, por exemplo), aproveitamento de papel usado ou a minimização da utilização de papel (substituir, sempre que possível, por suportes informáticos) vão permitir economia de despesas à empresa.
7. Tente poupar nos pagamentos
Procure efetuar pagamentos a pronto de forma a conseguir bons descontos (negoceie essa possibilidade com os fornecedores).
Veja também: