Poupança virou palavra de ordem dos portugueses nos últimos anos. Passo a passo, com a crise fomos todos ficando mais sensibilizados para pequenos gestos de mudança que nos ajudam gradualmente a poupar no dia-a-dia. Se ainda não sabe como poupar em várias áreas no seu dia-a-dia, leia aqui algumas dicas e surpreenda-se com os resultados que vai conseguir ter, poupando pequenos valores todos os dias.
Poupar em casa
1. Tenha a contabilidade organizada
Antes de investir em pequenos gestos de poupança e para que consiga perceber onde é melhor cortar no seu orçamento, faça a sua contabilidade e mantenha-a organizada. A melhor forma de dominar o seu orçamento e poupar no dia-a-dia é reunir as faturas todas durante o mês e perceber quanto gasta e onde. Vai ajudá-lo a ter uma diferente perceção sobre as coisas.
2. Na fatura da luz
Uma das formas mais relevantes de poupança é na fatura da luz. Aqui sim, os pequenos gestos fazem toda a diferença. Trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas económicas ou de baixo consumo é algo que se vai refletir e muito ao final do mês, uma vez que estas consomem até 80% menos e duram em média cinco vezes mais do que as incandescentes. Para poupar na luz, opte por um tarifário bi-horário e nunca deixe os aparelhos eletrónicos ligados.
Deve também fazer os possíveis para reduzir o consumo fantasma, para se certificar de que mantém as luzes desligadas quando não precisa delas, e sempre que comprar eletrodomésticos opta por modelos de maior eficiência energética. Em energia poupa no dia-a-dia quase sem se aperceber que o faz.
3. Na água
Instalar redutores de caudal, colocar uma garrafa cheia no autoclismo e tomar duches curtos: tudo dicas que já conhecemos, mas que nos permitem poupar sem darmos conta. Todos lidamos com a água no nosso dia-a-dia e há inúmeras formas de pouparmos água com pequenos gestos que não só nos ajudam a preservar um recurso essencial como este, mas como também ajudam a manter a carteira cheia. Para saber como pode vir a poupar mais, leia aqui algumas das melhores dicas para poupar água.
4. Coma em casa
Com a crise, houve muitas pessoas que começaram a optar por fazer mais refeições em casa do que na rua. Gestos como tomar o pequeno-almoço fora de portas ou marcar jantares com amigos em restaurantes fazem com que gaste muito mais dinheiro ao final do mês. Coma em casa, tome um pequeno-almoço saudável e convide os amigos para jantar para poupar no dia-a-dia. Vai ver que sai muito mais barato e que se vai sentir melhor.
Veja também: 20 dicas para poupar dinheiro
Nas compras
1. Compare preços e esteja atento a promoções
Hoje em dia a palavra de ordem é promoções. Para onde quer que olhemos, seja no mercado alimentar ou não alimentar, a verdade é que estamos rodeados de promoções em várias frentes. Não perca tempo, analise o mercado e tente ao máximo aproveitar todas as promoções que conseguir. É um dos gestos que mais ajudar a poupar no dia-a-dia – carteira agradece.
2. Compre produtos de marca branca
Para a maior parte dos portuguesas esta dica não é novidade. O dinheiro que pode poupar é muito, e a diferença na qualidade dos produtos costuma ser muito pouca, sendo que por vezes nem se nota a diferença. Com o tempo, a poupança obtida assim dá para comprar muita coisa.
3. Compre em quantidade
Quando encontra um produto não perecível com uma boa promoção em cima, é boa ideia comprar numa quantidade maior, pois tira maior proveito da promoção e mais tarde não voltar a ter de comprar o mesmo produto sem a promoção.
4. Vá às compras sozinho
Se for às compras acompanhada a tarefa torna-se mais agradável, o que vai fazer com que passe mais tempo nas lojas. Isto faz com que seja mais difícil resistir a certos artigos que pode não precisar de comprar.
Outras dicas para poupar no dia-a-dia
1. Telecomunicações
Já avaliou bem as suas faturas de internet, telemóvel e televisão? Por vezes não tomamos as opções mais económicas ou não avaliamos as novidades que o mercado tem para nos oferecer. Para poupar no dia-a-dia, tente estar atento e perceber se os valores que está a pagar são os mais competitivos do mercado. Avalie também as suas necessidades face ao seu contexto presente.
2. Compre em segunda mão
Hoje em dia já não há desculpa. Tudo se vende e se compra em segunda mão. Há uma explosão de lojas, mercados e feiras onde as coisas se vendem já usadas. Aproveite este novo movimento que já virou moda e poupe mais de 50% em inúmeros artigos.
3. Use a regra dos 10 segundos
Para poder evitar despesas desnecessárias deve aplicar, no seu dia-a-dia, a regra dos 10 segundos. Sempre que quiser comprar algo pense durante 10 segundos se realmente precisa do artigo, porquê e para quê. Se não tiver uma resposta convincente no final do tempo, não compre.
4. Cuide do seu carro
A manutenção do carro é muito importante, pois não só o ajuda a evitar despesas a longo prazo, como também o ajuda a não gastar tanto combustível – o que ajuda a poupar no dia-a-dia.
5. Peça coisas emprestadas
Dependendo daquilo que faz no seu dia-adia, há certos artigos que não vale a pena comprar, e que pode bem pedir emprestado. Comprar coisas apenas para as usar uma vez e depois as deixar ganhar pó não vale a pena.
Veja também: