Quando estiver a poupar para a sua viagem de sonho, é fundamental manter a visão final no centro das atenções.
Todos os dias é preciso recordar que este esforço tem um propósito: realizar a sua desejada viagem.
Pode imprimir uma fotografia do destino e colocá-lo bem à vista, ou então guardar uma foto da viagem como papel de parede do seu telemóvel.
Desta forma, nos momentos em que a motivação se perder, basta olhar para a imagem para reavivar o entusiasmo e manter o foco no objetivo.
4 dicas para poupar para viajar
Estabeleça um objetivo
Antes de começar a poupar para a sua viagem, é essencial que saiba quanto dinheiro vais precisar. Reflita sobre o número de dias que planeia passar fora.
A seguir, comece a pesquisar os custos, incluindo os bilhetes de avião, possíveis alojamentos, entradas para as atrações turísticas, visitas culturais e despesas com alimentação, a menos que escolha uma opção de tudo incluído no hotel.
Antecipar a organização da sua viagem é uma estratégia inteligente para poupar dinheiro, especialmente ao escolher períodos fora da época alta. Pode, por exemplo, optar por viajar em épocas médias ou baixas, o que geralmente resulta em tarifas aéreas e custos de alojamento mais acessíveis.
Para aumentar ainda mais as suas economias durante a viagem, considere escolher um alojamento que permita a preparação de refeições. Em vez de depender constantemente de refeições fora de casa, se tiver a oportunidade de cozinhar em casa vai poupar imenso dinheiro.
Depois de calcular o total das despesas, e acrescentando os custos dos bilhetes de avião, alojamento, transportes para o aeroporto, transporte diário, atrações turísticas e alimentação, terá um valor preciso para começar a poupar. Assim vai ter uma estimativa realista do montante que precisa economizar para tornar a sua viagem uma realidade. Não se esqueças de contabilizar tudo.
Orçamento inteligente
Use uma ferramenta simples, como uma folha de Excel no seu computador, para detalhar o orçamento de forma abrangente, ou então use um sistema de gestão inteligente que alguns bancos online já têm disponível.
Basicamente o sistema oferece uma visão abrangente dos movimentos mais recentes nas contas, categorizando automaticamente despesas e receitas. Os clientes têm a liberdade de ajustar as categorias conforme necessário, permitindo uma personalização eficaz do registo financeiro. Adicionalmente, a funcionalidade de adicionar etiquetas personalizadas proporciona uma organização ainda mais precisa das transações.
No que diz respeito ao planeamento financeiro, os utilizadores podem estabelecer orçamentos com base nas categorias predefinidas, facilitando o acompanhamento do progresso ao longo do tempo. Este sistema não só proporciona um controlo eficiente dos gastos, como também oferece uma visão holística dos hábitos financeiros.
Abra uma conta poupança
Atualmente é possível abrir uma conta poupança a qualquer momento, muitas vezes sem custos, em diversos bancos.
A principal vantagem destaca-se na distinção entre a conta corrente e a conta poupança. Ao enviar o seu dinheiro para outra conta, evita gastar de forma impulsiva.
Este método contribui para a disciplina financeira, garantindo que os recursos destinados à poupança permaneçam intocáveis até atingirem o montante desejado.
Altere os seus hábitos
Porque não optar por uma caminhada quando o destino é próximo em vez de usar o carro e gastar combustível? Pode até considerar substituir o carro pelo transporte público ou partilhar a viagem com um colega para reduzir despesas.
Estas simples mudanças não só vão ajudar a poupar significativamente ao final do mês, como também vão ter um impacto positivo no ambiente. Mudar hábitos pode requerer algum sacrifício, como acordar um pouco mais cedo para apanhar o transporte público, mas a longo prazo, vai ver que vai compensar financeiramente.
Se tem o hábito de encomendar comida em aplicações ou de comer fora regularmente, pondere fazer algumas mudanças para maximizar a poupança.
Comece a fazer compras no supermercado e cozinhar em casa. Ao antecipar as suas necessidades alimentares e se fizer listas para as compras, consegue evitar despesas desnecessárias. Evite ir às compras com fome para evitar compras impulsivas e concentre-se apenas no que realmente precisa.
Pode também levar os seus snacks de casa quando saír de casa para ir para o trabalho. Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem resultar em grandes economias no final do mês.
É fundamental realizar uma avaliação regular das subscrições mensais, e perguntar a si mesmo sobre a pertinência de cada despesa recorrente. Por exemplo, se está a pagar uma mensalidade de ginásio mas só o frequenta uma vez por mês, é necessário ponderar se esse gasto extra vale mesmo a pena.