Para saber como preparar lulas na perfeição basta seguir com atenção os passos que lhe mostramos a seguir.
As lulas são muito simples de cozinhar e são o centro de pratos e receitas deliciosas. Por isso é tão importante que saiba prepará-las corretamente. Além disso, as lulas frescas e inteiras são muito mais saborosas do que as lulas congeladas – ou até mesmo já partidas. Parece o mote ideal para a próxima refeição? Então, fique atento e tome nota.
Como preparar lulas para pratos deliciosos: passo a passo
É mesmo muito diferente preparar receitas com lulas acabadas de preparar, pois ficam muito mais saborosas e resultam em pratos mais interessantes. Arrisque-se e experimente preparar as lulas seguindo as dicas que lhe deixamos a seguir. Vai ver que é fácil e que consegue fazê-lo sem problema. Preparado?
Passo 1
Comece por puxar a cabeça da lula, segurando o corpo. Faça força suficiente para que a parte da cabeça e tentáculos se separe do corpo da lula.
Passo 2
Com uma faca bem afiada, corte a cabeça da lula, separando para um lado os olhos e o que saiu do interior da lula, e para outro lado os tentáculos. A cabeça não é usada na confeção.
Passo 3
Na base do conjunto dos tentáculos, encontra-se um bico que deve ser retirado, pressionando na direção dos tentáculos.
Passo 4
Retire as barbatanas da lula, aparando-as com uma faca. Contudo, também pode optar por puxá-las para trás, segurando o corpo, e elas sairão com relativa facilidade.
Passo 5
De seguida, é necessários remover a cartilagem dura que está dentro do corpo da lula. Para isso, sinta-a com os dedos, agarre-a com firmeza e puxe-a para o exterior. Verifique que não ficou nenhum pedaço de cartilagem dentro da lula antes de começar a cozinhar.
Passo 6
Para retirar todos as entranhas da lula, pode usar uma faca para pressionar da ponta até à saída, ou então use os dedos para retirar todo o interior.
Passo 7
Por fim, é necessário retirar a membrana que cobre o corpo da lula. Para isso, corte a ponta mais fina do corpo da lula e levante a membrana. Puxe-a com os dedos e sairá toda sem grande resistência.
Passo 8
Lave muito bem o corpo da lula (por dentro e por fora), usando apenas água corrente. Lave também os tentáculos. De seguida, a lula está pronta para ser cozinhada. O corpo pode ser usado inteiro, para rechear, por exemplo, ou cortado em anéis.
Embora a tarefa de preparar as lulas não seja a mais agradável atividade na cozinha, especialmente porque a viscosidade pode impressionar alguns cozinheiros, a verdade é que cozinhar lulas acabadas de preparar oferecem um resultado surpreendente. Acredite: os seus pratos nunca mais serão os mesmos.
Veja também: