Com a chegada do inverno, condições meteorológicas como a chuva, e a neve em alguns pontos do país, tornam as estradas bastante mais inseguras para quem conduz. Assim, torna-se essencial preparar o carro para o inverno.
Pode ser necessário investir algum tempo (e até dinheiro) na manutenção para fazer esta preparação da melhor forma. Lembre-se que uma posição proativa neste cenário pode ser a diferença entre ter ou não um acidente automóvel.
Se ainda não pensou nisso, saiba que é altura de o fazer. Para que nada lhe escape, destacamos aqui algumas dicas para se precaver da mudança das condições climatéricas.
Como preparar o carro para o inverno
Diagnóstico sobre o funcionamento geral
À partida, o condutor é a pessoa que melhor conhece o funcionamento do carro, portanto, ele melhor que ninguém sabe em que condições de utilização está o veículo.
Como tal, caso verifique que o seu automóvel tem barulhos estranhos durante a condução, dificuldades em arrancar ou perda de poder de aceleração, isso pode significar que o seu carro pode não sobreviver ao próximo inverno.
É fundamental detetar todas as anomalias que o veículo apresenta e tratar delas. Se tem dúvidas, o melhor é ir diretamente a uma oficina e conversar com o seu mecânico.
Sugerimos que lubrifique todas as fechaduras e dobradiças com um spray adequado. Desta forma, minimiza a possibilidade de ficar trancado ou de não conseguir abrir uma porta.
Verificar o estado dos pneus
É fundamental que tenha em mente que os pneus são o único componente do veículo em contacto com a estrada, como tal, têm de estar em bom estado e preparados para as diferentes e constantes variações de velocidade e mudanças de vias.
Comece por verificar o piso e a pressão dos pneus. Caso exista um desgaste significativo do piso, substitua-os, para desta forma aumentar a aderência ao piso molhado e evitar aquaplaning.
Caso não tenham o piso desgastado, verifique a pressão para garantir que a mesma está de acordo com a recomendada pela marca.
Em alguns terrenos com inverno mais rigoroso, é necessário substituir os pneus por uns de inverno. Estes pneus têm uma maior profundidade das ranhuras, logo uma aderência à estrada mais eficiente. Em alternativa, adquira correntes de neve.
Modificar as escovas para-brisas
Na passagem do verão para o inverno, é necessário mudar de escovas pára-brisas. No verão, a borracha das escovas seca, depois com a chuva as mesmas desgastam-se.
Por esta razão, deixam de ser eficientes na limpeza do vidro, reduzindo a sua visibilidade em condução, o que é obviamente, bastante perigoso.
Verificar o estado do desembaciador de vidros e do aquecedor
Quando o tema é preparar o carro para o inverno, este é um ponto importante a abordar.
Para que o condutor e os respetivos passageiros possam usufruir de uma viagem com a máxima comodidade e visibilidade, o aquecedor e o desembaciador de vidros devem estar em boas condições de utilização.
Por essa razão, deve garantir que o desembaciador de vidros está a funcionar eficazmente. Em dias de inverno, é frequente encontrar o vidro embaciado e a visibilidade para a estrada vai depender do bom funcionamento do desembaciador.
Para sua comodidade, teste também o aquecedor. É um ponto fulcral em viagens de longo curso.
Analisar o estado da bateria
Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu automóvel.
Este componente é o que permite o motor funcionar, tal como qualquer elemento elétrico existente no seu veículo.
Normalmente, uma bateria aguenta cinco anos sem problemas, de qualquer forma, no inverno não deixe de apertar todas as conexões e de limpar todas as superfícies para evitar falhas.
Analisar o funcionamento das luzes
Quando preparar o carro para o inverno, não se esqueça de analisar o funcionamento das luzes. Com a mudança climatérica, chegam os dias mais chuvosos e cinzentos, o que lhe reduz significativamente a visibilidade na estrada.
É fundamental ter todas as luzes a funcionar. Se verificar alguma luz com menor potência ou queimada faça a sua substituição imediata.
Inspecionar o escape
Para garantir que o escape não tem qualquer fuga, deve fazer uma inspeção a este sistema.
Se verificar que existem fugas, dirija-se a um mecânico para o corrigir e peça para analisar também o catalisador para se certificar que não existe uma avaria.
Encher sempre o depósito de combustível
Deve sempre encher o depósito de combustível na sua totalidade, pois, se não o fizer, o risco de aparecer ferrugem e humidade no interior do tanque de combustível é maior.
No entanto, se o veículo não tiver o rendimento esperado na estrada e até soluçar, isso poderá significar que é necessário substituir o filtro do combustível.
Verificar o sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração deve ser inspecionado, pelo menos, uma vez por ano. É recomendado que utilize anticongelante e que mantenha a água nos níveis recomendados.
Caso pretenda verificar o estado que se encontram os líquidos refrigerantes, tenha em atenção que nunca deve remover a tampa do radiador até o motor estar frio, para evitar acidentes como, por exemplo, queimaduras graves.
Acessórios
Quando preparar o carro para o inverno, não se pode esquecer de ter sempre consigo um raspador de gelo (espátula).
É normal num clima mais rigoroso e após longa paragem, acumular neve ou gelo nos vidros e a melhor forma de os remover é com um raspador de gelo. Não use água quente!