Os tempos atuais trazem desafios para a sua carteira. Se o aumento dos preços e a subida das taxas de juro já obrigam a fazer contas, está na altura de começar a ajustar o orçamento familiar e a preparar a resposta à crise.
Comece por listar as despesas e as receitas, para perceber bem o que está a gastar em relação ao rendimento que tem. Depois, há que identificar os gastos supérfluos e, por muito que lhe custe, acabar com eles.
Pôr de lado o receio de mudar de fornecedor de serviços (energia e telecomunicações, por exemplo) ou de renegociar os atuais contratos são outras dicas a ter em conta quando se prepara a carteira para um cenário de crise.
Hábitos simples, como comparar preços ou aproveitar o que é grátis também podem fazer toda a diferença no fim do mês.
Neste contexto, é igualmente importante ter ainda mais cautela com todas as promessas de crédito fácil, que se podem revelar uma fonte de problemas.
Mesmo que não sinta ainda os efeitos da subida dos preços, nunca é tarde para poupar e preparar o futuro. Nesta infografia do Saldo Positivo vai encontrar todas as dicas que precisa.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.