Catarina Reis
Catarina Reis
07 Mar, 2022 - 18:30

Como preparar uma entrevista de emprego: 11 passos

Catarina Reis

A prova-rainha dos processos de recrutamento e seleção pode ser um momento de nervosismo. Para que corra bem, saiba como preparar uma entrevista de emprego.

mulher a ser entrevistada para emprego

Precisa de saber como preparar uma entrevista de emprego? Chegou ao sítio certo, porque temos todas as dicas que necessita para brilhar durante a primeira fase de seleção para um novo trabalho.

Conseguir uma entrevista de emprego nos dias que correm não é uma coisa que aconteça todos os dias. Depois de muitos currículos enviados e de muitos contactos feitos, quando chega a altura de enfrentar a seleção, é preciso preparar-se bem e estudar os vários cenários possíveis. Saiba como.

11 dicas para se preparar para a sua próxima entrevista

Aqui ficam as nossas sugestões para que, no momento-chave, se saia muito bem.

questões entrevista de emprego
1

Aposte na preparação

A preparação para a entrevista de emprego é talvez o ponto chave que pode ditar ou não o sucesso da mesma. Se o chamaram para uma entrevista, é fundamental que se prepare a 100%. Para isso, terá de investigar e estudar muito bem a empresa, as áreas de negócio, o tipo de atividade, entre outras coisas.

Deve chegar à empresa a dominar o que a mesma faz, um pouco da sua história e de que forma poderá contribuir futuramente. Hoje em dia, na era da globalização, não há razão para não se preparar convenientemente. Alguns recursos úteis poderão ser o Glassdoor e o LinkedIn.

2

Ensaiar

Quando vamos a uma entrevista de emprego, claramente não sabemos como irá correr, o que nos irão perguntar ou de que forma nos irão colocar à prova. Ainda assim, é possível preparar-se de certa forma. Investigue um pouco os modelos de entrevistas na sua área e tente ensaiá-los. Há sempre três ou quatro perguntas, pelo menos, que é certo que lhe irão fazer. Se se aplicar na preparação, é mais provável que se saia bem em grande parte da entrevista.

3

Manter a calma

Deve ser, talvez, das coisas mais difíceis de se pedir a alguém que vá a uma entrevista de emprego, mas é fundamental manter a calma e respirar fundo. Quanto maiores são os nervos, mais se irá atrapalhar e fugir do que é essencial. Se não conseguir mesmo controlar a ansiedade, o melhor mesmo é dizer isso mesmo ao recrutador. Assim, verá que se quebra o gelo.

4

A primeira impressão

Chegado o dia da entrevista, lembre-se sempre de que a primeira impressão é a que conta. Por mais que se esforce depois, se der uma má imagem inicial, será essa que vai ficar. Dentro desta ideia, não descure em momento algum a apresentação. Há algumas coisas que poderá ter em conta:

  • Vista-se bem mas não exageradamente formal;
  • No caso das mulheres, é boa ideia evitar roupas mais arrojadas como mini saia ou decotes;
  • Evite perfumes muito fortes;
  • Leve o cabelo arranjado;
  • Tenha uma postura formal mas tente mostrar-se, ao mesmo tempo, descontraído;
  • Opte por tons mais neutros.
5

O dia anterior

Depois de já ter investigado a empresa, ensaiado o que achou que poderia fazer sentido e de se sentir confiante para a entrevista no dia seguinte, é altura de cuidar de si:

  • Deite-se cedo e durma bem;
  • Se não conseguir adormecer, tente beber um chá calmante, pode ajudar a controlar a ansiedade;
  • No dia da entrevista, não saia de casa sem comer.
6

Conheça os seus pontos fortes

Não há tempo a perder. Pense bem quais são as suas competências chave, aquelas que o fazem destacar-se. Os maiores feitos profissionais alcançados e as experiências que mais o marcaram. São estes pontos positivos que terá de referir durante a entrevista. Não disperse, nem dê importância a detalhes pouco ou nada significativos.

7

Informe-se sobre quem contrata

Preparar uma entrevista de emprego obriga sempre a uma pesquisa prévia sobre a empresa. Aceda ao site e leia a informação disponível, navegue nas redes sociais onde a instituição tem presença. Não se esqueça que o recrutador irá perguntar-lhe porque gostaria de trabalhar lá e convém dar uma resposta convincente e fundamentada. Pode ir mais longe e ligar para a empresa a confirmar o horário da entrevista e a perguntar quem será o entrevistador.

8

Fundamente as respostas

Não se limite a debitar o seu currículo. Quem está a contratar já o viu e até foi por isso que o chamaram. O recrutador está interessado em si e na sua história. Crie uma sequência narrativa do seu percurso académico e profissional, até à data. Explique as suas escolhas e decisões. Mais do que números, as empresas procuram pessoas com as quais se identificam.

9

Mostrar uma mais-valia: porquê?

Tudo se resume a isto. Por muito bom e competente que seja, a verdade é que terá de justificar a quem está à sua frente porque é o candidato certo para o lugar. Você tem para oferecer o que eles procuram. É esta a mensagem. Demonstre como o seu perfil se enquadra na estrutura da empresa e as suas competências vão ao encontro das necessidades.

10

Não se atrase

Não chegue em cima da hora. Vá com tempo para que tudo corra bem, não se deixe enervar e veja a morada exata e se tem forma de chegar ao destino sem se perder.

11

Seja honesto

Uma das poucas certezas que poderá ter antes de se submeter a uma  entrevista de emprego é esta: mentir não o vai levar a lugar nenhum, ou pelo menos a um lugar que não seja o facto de ficar mal visto e não o quererem contratar. Mesmo que a mentira passe na entrevista, poderá tornar-se uma pedra muito grande no seu sapato, que mais tarde poderá desencadear sérios problemas.

Veja também