Sabia que existem mais de 10.000 tipos de micro-organismos que podem ser responsáveis por cerca de 70% das doenças que afetam as plantas? Apesar de invisíveis aos olhos, isso não significa que algumas delas não estejam presentes em sua casa e nas suas espécies herbívoras. É por isso que se torna muito importante saber como recuperar plantas que apresentem sinais de deterioração e doença.
A maioria dos fungos e doenças das plantas adoram as raízes das plantas, das árvores e dos arbustos cultivados em vasos e é muito possível que, numa primeira fase do ataque, não consigamos identificar sinais de doença. Isto acaba por dificultar depois o tratamento das mesmas, já que quando detetamos o problema o estado já esteja muito avançado.
Como recuperar plantas em diferentes passos e abordagens
É verdade que a deteção de problemas nas plantas pode ser complexa e difícil já que alguns fungos se desenvolvem de maneira quase impercetível, mas existem alguns pormenores e sinais a que pode estar atento para conseguir perceber se as suas plantas vendem saúde ou se precisam de uma ajuda extra.
Água a mais ou a menos?
Um dos problemas que deve descartar tem a ver com a água da planta. E não, nem sempre se trata de água a menos! A falta de rega é possível de verificar através das folhas: caso estejam a murchar, existe a probabilidade de ser falta de água.
Já o contrário, água a mais, pode igualmente ser um problema que afeta a saúde destes seres. Para verificar a situação, coloque o dedo no solo e aperte-o na mão. No caso se ficar com uma massa sólida e que mancha a pele, é sinal que a solo está demasiado húmido.
Analise as raízes
Outro passo importante: verificar o estado das raízes. O excesso de rega é um dos grandes responsáveis pela raiz apodrecida. Remova a planta com cuidado do solo ou do vaso e analise as raízes. No caso de estarem de um tom muito escuro, moles e a desfazerem-se, é sinal de que estão podres.
Verifique as folhas
Finalmente, é importante que analise as folhas das plantas. Se identificar manchas escurecidas ou desbotadas, é porque a exposição solar está a ser em demasia. Já as que têm sol a menos, apresentam habitualmente folhas muito pálidas.
Métodos de recuperação de plantas
Agora que já conhece os principais sinais que deve ter em conta na hora de identificar os problemas dos seres herbívoros, é altura de saber como recuperar plantas e deixá-las de novo cheias de vigor.
Saber como regar corretamente
Apesar de parecer algo simples, a rega de uma planta ainda tem alguma complexidade. Caso estejamos a falar de uma planta colocada diretamente num canteiro, deve regá-la com uma mangueira até que a água comece a formar uma pocinha no solo. No caso de estar num vaso, deve encher um balde ou o tanque com água fria e colocar o vaso lá dentro, durante cerca de duas horas.
Repita este processo durante alguns dias para plantas com as folhas queimadas ou até notar sinais de melhoria. Em simultâneo, deve colocá-la num local com mais sombra para a proteger da luz direta do sol.
Uma boa prática a adotar na rega das plantas é não regar diretamente a planta, mas antes o solo onde ela está! Ao fazê-lo, pode estar a contribuir para o desenvolvimento de fungos.
Trocar o substrato da planta
Outra das soluções que o pode ajudar a saber como recuperar plantas é a troca de substrato. Isto porque não poucas vezes, o solo pode começar a repelir água se ficar seco por muito tempo. É por isso uma boa ideia remover a planta do vaso com muito cuidado, remover o substrato antigo e substituí-lo por uma opção fresca.
Usar fertilizante
Uma outra abordagem a como recuperar plantas passa por fertilizar o solo. Quando ele está com poucos nutrientes, a planta pode ficar rapidamente sem saúde e a precisar de intervenção. Invista num fertilizante de boa qualidade e de libertação lenta, de forma a não sobrecarregar a planta de uma só vez.
Ajustar as necessidades de exposição solar
Sim, um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na hora de saber como recuperar plantas danificadas e está relacionado com os cuidados de exposição solar. No caso de plantas queimadas, coloque-as num local com mais sombra; já as plantas com problemas de sol devem ser colocadas num local com mais sombra do que inicialmente estavam.
Cuidar das folhas
Finalmente, tenha muita atenção à forma como cuida das folhas. Limpe-as com a ajuda de um pano húmido sempre que verificar insetos à sua volta. Para se tornar mais eficaz, pode adicionar um pouco de sabão neutro.
Deve também cortar as partes mortas das plantas e borrifá-las com água e uma ou duas gotas de vinagre.