Aprenda connosco como saber se o ovo está estragado e adote, a partir de hoje, estas técnicas muito práticas e simples.
Os métodos que lhe trazemos servem, sobretudo, para datar os seus ovos, ou seja, determinar a sua idade e perceber se ainda estão frescos ou se, por outro lado, estão já num processo de envelhecimento.
Tal nem sempre significa que estejam impróprios para o consumo, mas há alguns sinais de que devem ser ingeridos com a maior brevidade possível.
Como saber se o ovo está estragado?
Verificar a data de validade
Para iniciar a lista de dicas sobre como saber se o ovo está estragado, claro, começamos com o método mais básico – que é, naturalmente, conferir a data de validade dos ovos.
Por norma, os ovos embalados têm uma validade de 30 dias, embora não signifique que ao fim desse tempo eles estejam estragados. O que sugerimos é que, se tem ovos que já expiraram a validade, use outro dos métodos abaixo para testar se ainda estão ou não bons para o consumo.
Observar
A casca diz muito sobre o ovo, por isso vale a pena observá-la. Se ela estiver rachada, viscosa ou seca, é sinal de que pode haver a presença de bactérias. Assim, vale a pena abrir o ovo e proceder à observação da gema e da clara.
Se encontrar alguma coloração em tons rosa, azul, verde ou preto, é sinal de que nessas áreas cresceram bactérias. Caso a clara ou a gema escorram, significa que o ovo está velho e a sua qualidade diminuiu.
Cheirar
Sim, cheirar é uma das formas mais antigas de perceber se o ovo está ou não bom. Parece-lhe estranho? Acredite que se um ovo estiver estragado, o seu odor é muito característico – quer esteja cru ou cozido. Abra o ovo, cheire e confie nas suas capacidades olfativas.
Depositar o ovo em água
Esta é, talvez, a forma mais conhecida e eficaz de saber como está o ovo. Coloque o ovo numa tigela com água. Se ele ficar no fundo, significa que está fresco. Se, por outro lado, ficar inclinando para cima ou a flutuar, é sinal de que já está velho.
Iluminar o ovo
Acender uma luz sob os ovos é uma outra técnica possível. Só precisa de uma divisão bem escura e de uma fonte de luz pequena e brilhante, como uma pequena lanterna, por exemplo.
O objetivo é segurar a fonte de luz na extremidade do ovo. Depois, deve incliná-lo e girá-lo rapidamente, da esquerda para a direita. O conteúdo do ovo ficará visível através da casca e irá também conseguir ver se a câmara de ar do ovo é pequena ou grande. No caso de um ovo fresco, ela deve ter cerca de 3,175 mm. Quanto mais velho for o ovo, maior será essa bolsa, pois com o envelhecimento os gases substituem a água perdida através da evaporação.
O ovo é um dos alimentos mais consumido, quer como acompanhamento, quer como ingrediente de bolos ou tortas. Por isso, é tão importante certificar-se de que ele ainda se encontra nas condições ideais para ser consumido, sem pôr em risco a sua saúde.
Coloque já em prática, a partir de hoje, e partilhe com todos estes métodos que lhe mostram como saber se o ovo está estragado. A sua saúde agradece!