Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersSe tem uma ideia fantástica para um negócio que pode vir a mudar a sua vida para melhor, vai acabar por enfrentar o mesmo dilema que qualquer empreendedor enfrenta: será que é uma ideia de negócio viável? Afinal, o mercado está bastante concorrido hoje em dia, mas há sempre espaço para inovações.
4 passos para ver se a sua ideia tem futuro
1. Descubra se existe mercado
Para saber se tem uma ideia de negócio viável, a primeira coisa a fazer é descobrir se existe mercado para o seu negócio. Se tentar entrar num mercado já dominado por grandes empresas, é provável que nunca vá muito longe.
A melhor forma de saber se existe mercado é pensar se a ideia representa uma solução para um problema que exista. Se a resposta for positiva, está meio caminho andado.
2. Explore formas do negócio fazer dinheiro
Qualquer negócio tem que fazer dinheiro, senão morre. Há negócios muito diretos na forma de o fazer, e outros mais discreto. Seja através da publicidade ou de vendas diretas ao cliente, o dinheiro tem que entrar.
Para o fazer como deve ser, é preciso um bom retorno sobre o investimento. Se lucrar um cêntimo por cada euro que investe, vai demorar muito a ir a algum lado.
3. Elabore um bom plano de negócios
Pode ter uma ideia excelente, mas só parra a ser uma ideia de negócio viável quando tiver um bom plano que defina bem como vai executar a ideia. Se não o tiver, vai acabar por ir tudo por água abaixo. Por muito boa que seja a ideia tem de ser bem executada, senão não levanta voo.
Um a boa forma de ver se tem um bom plano de negócios é ver se esta é realista, exequível e se define bem como tudo vai ser feito. Na elaboração do plano, vai-se aperceber que alguns desafios podem fazer com que a ideia não seja assim muito boa.
4. Descubra a sua vantagem sobre a competição
Se a sua ideia se baseia num negócio já existente, faça algo que a competição não faça. Baixe o preço da sobremesa, entregue rebuçados ao vender televisões, ou dê abraços a quem entra na sua loja. Dê aos seus clientes uma razão para o escolherem a si.
Para poder ter vantagem, vai ter de conhecer bem a sua competição, de modo a saber como lidar com ela. Se houver demasiada, não tem uma ideia de negócio viável, e pode facilmente perder tudo para a competição.
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