Começar um trabalho no dia em que devíamos terminar ou pagar as contas à última hora porque há sempre um vídeo no YouTube para ver, o feed do Facebook para acompanhar ou uma série nova a começar na televisão. Já todos passamos por isso, ter coisas importantes para fazer e arranjar sempre forma de ir adiando. Confira as nossas dicas sobre como sair da procrastinação e melhore a sua produtividade, sem deixar nada importante para amanhã!
Como sair da procrastinação: 5 dicas para começar já
1. Crie o ambiente adequado para trabalhar
Antes de começar a trabalhar, certifique-se de que tem tudo o que precisa para evitar interrupções com “idas e vindas” que o podem levar a adiar mais uma vez a tarefa. Crie o ambiente de trabalho ideal, se gosta de música, use-a para melhorar a produtividade, se prefere silêncio, garanta que o vai ter.
2. Estabeleça “mini objetivos”
Um dos maiores inimigos da produtividade é o medo de falhar. A frustração da expectativa de dificuldade transforma-se em vontade de procrastinar. Mas vamos mostrar-lhe como sair da procrastinação e anular ou atenuar este medo de falhar.
Imagine que vai participar numa maratona. Se decidir correr todos os quilómetros de enfiada, o seu objetivo está condenado ao fracasso. Sabe disso, não é? Logo, o ideal será treinar por fases.
Por isso, quando iniciar um projeto, não o veja como uma empreitada de uma assentada só. Defina os “mini objetivos” e o tempo que irá precisar para cada um deles até atingir a meta final.
3. Faça uma lista de tarefas diárias
Comece pelo mais importante e pelas tarefas mais complicadas, a sua determinação e vontade vai diminuindo ao longo do dia. Mas coloque apenas tarefas possíveis de realizar no prazo que definiu.
Uma forma de “programar” o seu cérebro para a vitória é colocar uma ou duas tarefas já feitas nesse dia antes de escrever efetivamente a lista.
4. Divida o seu trabalho em blocos de tempo
Defina o seu horário em blocos de tempo. Por exemplo, após duas horas de trabalho seguido, faça uma pausa de 10 a 15 minutos para tomar café, falar com colegas ou até dar uma vista de olhos às redes sociais.
Veja este intervalo como uma recompensa, até porque a produtividade, para ser efetivamente produtiva, também precisa de parar.
5. Conheça-se a si mesmo
É a última, mas é a mais importante para saber como sair da procrastinação. Já sabe o “casa gasta”, certo? Sabendo disso, pode programar a sua rotina e afazeres para as alturas mais apropriadas.
O principal passo nesta luta não é submeter-se à tortuosa disciplina. É criar o hábito de não procrastinar ou, pelo menos, reduzir o “deixar para amanhã” para níveis insignificantes e sem consequências. E criar/programar estes hábitos será bem mais fácil para si se souber identificar, por exemplo, os seus picos de concentração ou energia.
Veja também: