Ekonomista
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30 Abr, 2018 - 11:01

Como ser um bom líder: 8 dicas essenciais

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Sabe como ser um bom líder? Além de excelentes competências técnicas, descubra as melhores atitudes para garantir uma liderança de sucesso.

Como ser um bom líder: 8 dicas essenciais

Bons líderes são pessoas capazes de se envolver, motivar, influenciar, resolver conflitos e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores, em prol dos melhores resultados. Descubra como ser um bom líder com as 8 dicas que selecionámos.

Como ser um bom líder em 8 passos

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1. “Vestir a camisola”

Um bom líder deve ser um exemplo de excelência para os seus colaboradores. São constantemente observados e servem de modelo para toda a dinâmica de trabalho. Devem estar comprometidos com a sua equipa e ser inspiradores, afinal representam em pessoa os valores que a organização defende.

2. Adaptabilidade e flexibilidade

As pessoas com estas duas características possuem uma maior capacidade de tomar decisões em contextos de mudança. Saber reagir às adversidades, saber encarar o mercado em constante transformação, é fundamental para quem quer ser um bom líder e alcançar o sucesso.

3. Boa Comunicação

Uma característica chave de como ser um bom líder é saber comunicar. Conseguir expressar de forma clara e objetiva a sua visão, para que a sua equipa entenda na perfeição o que lhes quer transmitir. Deve ser também um bom ouvinte e permitir sempre que os seus colaboradores expressem as suas ideias e emoções.

4. Inspirar segurança

Encorajar os seus colaboradores a expressarem as suas ideias e opiniões, é um ótimo exemplo de como ser um bom líder. Incentivar a equipa é um papel fundamental para criar um ambiente seguro, em que todos tenham confiança em expor as suas ideias e pontos de vista.

5. Dar feedback

O feedback é essencial para a evolução da sua equipa e para conseguir atingir padrões de excelência. Um ponto chave de como ser um bom líder, é saber transmitir pontos positivos e negativos ao seu colaborador. Irá potenciar relações de confiança, elevar níveis de produtividade, minimizar conflitos e aumentar a motivação da sua equipa.

6. Delegar com eficiência

É importante saber delegar tarefas de forma consistente e criar uma boa relação de confiança, com aqueles que irão assumir essas responsabilidades. Ser um bom líder significa integrar a sua equipa, coordenar eficazmente as atividades que ela desempenha e estimular uma motivação constante nos seus colaboradores.

7. Motivação

Um grande exemplo de como ser um bom líder, é ter a capacidade de motivar a sua equipa. Permitir que os seus colaboradores pensem em soluções para um problema, pode ser um bom exemplo de como incentivá-los. Por isso, motive a sua equipa a pensar “fora da caixa”, reconheça o seu valor e demonstre a importância das suas ideias.

8. Conheça a sua equipa

Fazer um discurso único e achar que todos vão absorver a sua mensagem da mesma forma é um erro comum. Cada pessoa tem as suas particularidades e é isso que as torna únicas. Procure conhecer melhor a essência dos seus colaboradores, motive-os nessa direção e potenciem juntos grandes resultados.

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