Preparado para uma nova aventura profissional? Chega ao fim do dia cansada/o e com aquela sensação de que não fez nada? Provavelmente não está a gerir bem o seu tempo.
Sim, o dia não cresce, mas há momentos no seu dia que podem ser aproveitados de outra forma. E tudo se resume a uma coisa: organização.
Se quer saber como ter mais tempo deve começar por ver o que está a fazer de errado e adotar novos hábitos, mais produtivos. Pense que não adianta fazer muito se não o faz de forma eficaz e se não tira benefícios disso!
Como ter mais tempo no trabalho
O trabalho, a casa, os filhos, o cão, o ginásio e as atividades daquela associação a que pertence consomem todos os minutos do seu dia e parece que não sobra tempo para mais nada?
Gerir o dia e arranjar tempo para fazer novas coisas depende sobretudo de cada um. Fique com estas estratégias sobre como ter mais tempo.
Existem estratégias e ferramentas que nos podem ajudar muito nesta questão da gestão do nosso tempo de trabalho – fique com algumas delas!
Identificar o que está mal e o que pode ser melhorado
Antes de mais, tem que perceber em que é que gasta o seu tempo e onde o está a desperdiçar. Por muito que sinta que precisa de rentabilizar mais e melhor o seu tempo de trabalho, deverá fazer uma espécie de auto terapia e conseguir identificar os pontos em que precisa melhorar.
Neste aspeto, se tiver dificuldade em identificar o problema, porque não pedir ajuda profissional e consultar um psicólogo do trabalho? Um profissional experiente irá facilmente ajudá-lo a identificar estas questões e ajudar a alcançar os seus objetivos.
Criar listas
Escreva tudo o que precisa de fazer no dia seguinte num papel ou no seu smartphone. À medida que for completando cada tarefa risque-a da lista. Isso vai dar-lhe a sensação de que está a progredir.
Precisa de uma ferramenta útil para o organizar a criar listas? Use a app Todoist, por exemplo.
Planear e priorizar com antecedência
Organizar o seu dia tem que fazer parte da sua rotina. Tem que perceber quais as tarefas que tem para fazer e de que forma as pode ordenar para atingir melhores objetivos e ganhar tempo.
Mesmo que sinta que está a perder ainda mais tempo ao pensar no que vai fazer amanhã, na verdade não está: está sim a fazer algo de muito importante para que o seu tempo em trabalho seja bem usado, pois já está feito um plano, e isso faz com que não perca tempo depois, provavelmente sob muito mais stress, no dia seguinte a tentar pensar em todas as coisas que tem para fazer.
Priorize! As tarefas mais importantes primeiro. Aquilo que não faz falta pode ser eliminado da sua rotina e dar-lhe mais minutos para usar naquilo que é importante.
Até a escolha do que vai vestir no dia seguinte faz parte deste planeamento. As manhãs podem ser muito atribuladas, sobretudo se tiver crianças. Escolher à noite a roupa que pretende vestir no dia seguinte é um gesto simples que pode permitir-lhe poupar tempo.
Limite o tempo
Determine um período de tempo para cumprir uma determinada tarefa. Pode marcar um cronómetro no seu telemóvel. Findo esse prazo permita-se cinco minutos de intervalo e assim sucessivamente. Tente ser mais produtivo num período específico. Se conseguir criar esta rotina vai ganhar tempo para outras coisas.
Não procrastinar com a tecnologia
A tecnologia é, atualmente, uma das coisas que nos roubam tempo, em casa e no trabalho. Controle o tempo que passa nas redes sociais e em navegação sem utilidade.
Sabemos como é fácil mergulhar nas redes sociais e na internet dedicando precisos minutos ou horas diárias simplesmente a não fazer nada a não ser perder tempo.
Não estamos com isto a dizer que não deverá dedicar tempo livre a atividades lúdicas, mas deverá guardar esses momentos para quando não se intrometer em tempo que deveria guardar para trabalhar.
Se o fizer, faça-o conscientemente, como quando sente que precisa mesmo de “desligar”. Aqui, esse tempo já não será considerado como “perdido”, pois é importante recarregar baterias, como veremos no ponto 7.
Investir nos recursos e/ou ferramentas de trabalho
Quantas vezes gastamos demasiado tempo precioso por causa de um computador demasiado lento? Ou porque a estrutura da empresa precisa de ser repensada, de modo a que não tenha que ficar à espera tempos infinitos para que lhe sejam facultados meios para trabalhar?
De longe a longe convém olharmos para as nossas condições de trabalho e pensar se na verdade não estará na altura de investir em mais e melhor equipamento, que o permita ser mais eficaz durante o tempo de trabalho.
Tirar tempo livre
Gerir bem o nosso tempo de trabalho passa também por passar algum tempo longe do mesmo, fisicamente e mentalmente.
Tal como rentabilizar e gerir o trabalho no horário de trabalho da melhor forma é importante para sermos bem sucedidos, tirar tempo livre também o é, pois permite-nos alcançar um equilíbrio interno. O cansaço não ajuda ninguém a ser criativo e produtivo, pelo que é importante dedicar algum tempo diário ou semanal ao lazer.