Existem várias formas de deixar a sua casa a cheirar a Natal e assim entrar ainda mais no espírito de uma das épocas mais belas de todo o ano.
A verdade é uma: é quase impossível dissociar a época natalícia de alguns aromas! E não, não é só com velas ou incensos aromáticos se consegue esse efeito.
Selecionamos várias sugestões para si. Tome nota.
Quer ter a sua casa a cheirar a Natal? Atente nestas dicas
Está mesmo à porta aquela altura especial do ano. E com o espírito natalício a preencher as cidades, as ruas, as lojas e a cabeça de toda a gente, surge a vontade de termos também a nossa casa a cheirar a Natal.
Se assim é, se tem vontade de vestir a sua casa com as cores festivas da quadra e montar a árvore de Natal, saiba como pode fazê-lo de forma muito simples.
Casa a cheirar a Natal com opções naturais
Para conseguir levar o espírito, e o cheirinho, do Natal até à sua casa, pode seguir algumas ideias económicas e abraçar projetos que pode fazer em casa.
O primeiro passo será abusar de tudo quanto a natureza lhe dá: o musgo, as pinhas e o azevinho remetem qualquer um para a época natalícia, além de terem um aroma bem característico.
Se quer ter uma casa a cheirar a Natal, mas não quer gastar dinheiro, aposte em raminhos de pinheiro. Uma forma de tirar o maior partido do cheirinho a caruma será se os pendurar em algumas portas ou janelas ou até se construir umas grinaldas tendo por base esta matéria prima.
Para além de conseguir criar um aspeto natural muito interessante, acrescenta à sua casa um toque simples e aromático, ou não devesse o Natal ser lembrado como uma época simples.
Crie as suas próprias velas naturais
Sabia que não é difícil criar as suas próprias velas de cheiro? E como é você mesmo que as faz, a vantagem é que pode utilizar todos os aromas que quiser.
Vamos partilhar o passo a passo para criar uma vela com cheirinho a canela, tão típico desta quadra.
Materiais necessários:
- Cera ou parafina para vela
- Molde no formato que preferir
- Óleo essencial de canela
- Pavio de compra
Modo de preparação:
- Comece por derreter a cera ou a parafina na quantidade proporcional ao tamanho que deseja para a vela;
- Com a cera ainda líquida, junte umas gotas do óleo essencial de canela, de acordo com a concentração do produto. Não abuse no número de gotas e tenha em conta que quanto mais concentrado o produto, menor o número de gotas a usar;
- Despeje o líquido já aromatizado no molde. Insira o pavio no centro e aguarde que seque de um dia para o outro. Está pronto!
Outros ingredientes para deixar a casa a cheirar a Natal
Se prefere uma opção já pronta a usar e deixar na mesma a sua casa a cheirar a Natal, não faltam opções de velas e outros produtos para aromatizar o lar com energias de Natal.
Basicamente, pode escolher qualquer um que contenha ingredientes como:
- gengibre;
- canela;
- noz moscada;
- maçã;
- laranja;
- pinho;
- hortelã;
- chocolate;
- avelã;
- abóbora.
Estes ingredientes podem ser utilizados em várias criações culinárias que acabam por contagiar todas as divisões, ou então mesmo em produtos prontos a usar. Hoje em dia são imensos os incensos, velas aromáticas, difusores e mikados disponíveis para compra.
Claro está que qualquer uma destas opções deve ser utilizada em conjugação com as verdadeiras confeções: o leite creme, a aletria, as rabanadas, filhoses e afins.
Assim sim, consegue fazer com que a sua casa fique verdadeiramente a cheirar a Natal.
Combine o cheirinho de Natal com uma decoração a rigor
Tão importante quanto deixar a sua casa a cheirar a Natal é também deixar a decoração em linha com o aroma que se faça sentir!
Fuja da ideia de que o Natal consiste em ir à garagem buscar as mesmas bolinhas do pinheirinho que usava há dez anos. Aposte numa decoração de Natal mais minimalista, discreta e simplista.
Tons brancos, prateados, dourados e vermelhos são presença necessária, quer em fitas quer em elementos decorativos. Alces, estrelas e pinheirinhos de tamanho pequeno são outras ideias acessíveis.
Agora que já conhece todos os segredos para deixar a sua casa a cheirar a Natal, do que está à espera para começar a colocar tudo em prática?