Catarina Reis
Catarina Reis
02 Out, 2023 - 11:45

Como trabalhar em equipa: 9 dicas essenciais

Catarina Reis

Saber como trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho. Conheça as nossas dicas.

Os membros de uma equipa são a força de uma empresa, pois são são eles que realizam todas as ações que permitem o crescimento e o sucesso de uma organização.

Estimular a união de uma equipa deve ser encarado pela organização como uma estratégia eficaz no aumento da produtividade e satisfação profissional. Descubra como trabalhar em equipa com estas 9 dicas.

COMO TRABALHAR EM EQUIPA E ALCANÇAR BONS RESULTADOS EM 9 PASSOS

1

Comunicar de forma clara e construtiva

Uma comunicação clara e objetiva dentro da equipa é fundamental para o sucesso profissional, pois comunicar eficazmente ajuda a construir bons relacionamentos entre as pessoas e aumenta a sua motivação, desempenho e produtividade no trabalho. Para o conseguir tente expor as suas ideias e certificar-se sempre que está a ser compreendido.

Lembre-se: saber como trabalhar em equipa é conseguir comunicar sempre de forma construtiva e conquistar bons resultados.

2

Respeitar as diferenças

É importante saber respeitar a individualidade de cada membro da equipa, logo torna-se inevitável que surjam distintas opiniões, atitudes e ideias no seio de um grupo com pessoas diferentes. O desafio passa por saber valorizar as diferenças e transformar as mesmas em oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e partilha.

Em vez de entrarem em conflito para tentarem resolver uma adversidade, os membros da equipa devem partilhar soluções que permitam obter bons resultados em prol de um objetivo comum.

3

Capacidade de resiliência

Saber como trabalhar em equipa em situações de pressão, mudança e conflito é uma competência fundamental para alcançar bons resultados, por isso, é importante ter a capacidade de transformar situações adversas e inesperadas em oportunidades criativas e de desenvolvimento profissional.

4

Estabelecer relações de confiança

A confiança é fundamental na construção de relacionamentos, pois uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria um espaço aberto de comunicação, partilha, fluxo de ideias, superação de diferenças, produtividade e satisfação profissional.

5

Partilhar conhecimento

É importante partilhar ideias, opiniões, experiências e habilidades, e a partir daí criar um ambiente de trabalho onde impere a confiança, a transparência e o respeito mútuo.

Compreender como trabalhar em equipa é saber criar relações profissionais onde se possa falar livremente e pensar de forma mais criativa, sem receio de críticas ou da diferença de opiniões.

Sem dúvida que uma equipa mais inteligente e representativa de opiniões origina melhores resultados pessoais, profissionais e organizacionais.

6

Atitude positiva

A equipa deve desenvolver uma atitude positiva face aos desafios que vão surgindo no ambiente profissional, uma vez que saber trabalhar em equipa é, também, compreender que um bom ambiente de trabalho traz vantagens. Permite estimular a criatividade, o empenho e a satisfação de todos os membros da equipa – mesmo em situações adversas.

A equipa não deve direcionar as suas atitudes para os problemas, mas sim deve focar-se em soluções para criar oportunidades de inovação e sucesso profissional.

7

Assumir um compromisso comum

Todos os membros da equipa devem estar focados num objetivo comum. A equipa deve estar totalmente envolvida e contribuir ativamente para o crescimento da empresa e dos seus resultados.

Além de cumprirem as suas responsabilidades, os membros da equipa devem assumir uma atitude dinâmica e participativa, apresentar oportunidades de melhoria e desenvolver ações que desenvolvam os melhores resultados para a organização.

8

Organização e dinâmica do grupo

A estrutura de um grupo de trabalho, para funcionar o mais eficazmente possível,  é algo que já foi alvo de estudo diversas vezes. Talvez nem toda a gente pensa neste fator, mas a estrutura pode influenciar o sucesso do grupo.

Idealmente, quanto mais homogéneo melhor, em termos de  idade, sexo, competências, anos de experiência, vizinhança e estatuto.

9

Monitorização mútua

Trabalhar de forma isolada até pode ter alguns benefícios, mas quando aparecem dificuldades não há ninguém para ajudar a superar esses momentos. 

Num grupo que se quer eficaz e produtivo, todos devem ter o papel de monitorizar o trabalho dos outros membros, ajudando a ultrapassar desafios e dificuldades, transmitindo motivação mutuamente.

Sempre que surgir uma dúvida, o facto de o trabalhador poder partilhá-la com os colegas, ou de obter feedback imediatamente sobre o seu trabalho, permitirá grandes avanços.

Como trabalhar em equipa quando um elemento não se consegue integrar?

Dificuldades de integração são normais no início, quando a equipa ainda se está a conhecer, e a dinâmica ainda não está oleada. Para que essa etapa seja ultrapassada é importante que os membros encarem as opiniões divergentes de forma positiva e construtiva. 

A integração de todos os membros da equipa requer um espírito de cooperação para superar adversidades, e isso requer um esforço para superar eventuais diferenças profissionais, ou até pessoais.

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