Expressões da gíria popular dizem-nos que é preciso espírito para vender um produto ou ainda estar talhado para as vendas. Mais recentemente, ouvimos aqui e ali que são necessárias as competências de um bom empreendedor. Mas, afinal, o que é que isto significa verdadeiramente?
Na nossa perspectiva, o facto de ser uma pessoa extrovertida e possuir excelentes capacidades de comunicação e persuasão são, obviamente, soft-skills muito apreciadas no mercado. Contudo, há muitas outras competências que precisa de desenvolver acerca de como vender um produto.
Por norma, os bons vendedores preparam cuidadosamente a a sua metodologia ou modelo de negócios. As pequenas singularidades variam de negócio para negócio, mas o modelo de base tem de procurar responder às seguintes questões: O quê? Para quem? Como? Quanto? Tendo isto em consideração, apresentamos as estratégias associadas a como vender um produto com sucesso.
Como vender um produto: principais estratégias
1. Conheça bem o produto que quer vender e a sua proposta de valor
Este parâmetro tem várias dimensões. Antes de qualquer outra coisa, é muito importante que acredite e que respeite o produto que quer vender. O seu entusiasmo mantê-lo-á motivado, mas sobretudo contagiará o cliente.
Conhecer o produto significa também ser capaz de responder com clareza e objectividade a qualquer questão que lhe seja dirigida. Esta é uma questão que transmite ao comprador a percepção do valor do produto.
Analise bem a proposta de valor do produto que pretende vender. Quer a compra seja feita online ou pessoalmente, destaque os pontos fortes do produto e as necessidades que este preenche. A sua compra pode ser considerada um investimento? E porque razões? Facilita ou optimiza a vida do cliente?
2. Conheça bem o seu segmento de clientes
Respeitar o produto é sinónimo de respeitar o cliente e vice-versa. Nunca preste informações pouco fidedignas acerca do produto, pois pode criar uma desconfiança no mercado. Identifique e estude muito bem o seu público-alvo, de forma a antecipar as necessidades e a alinhar o produto com os desejos e perfil dos mesmos. Quem são? Qual é a sua faixa etária? O que é que os motiva? Como é que o seu produto é uma mais valia para os seus clientes?
Após esta análise, contacte os seus clientes e estabeleça uma relação com eles. Nesta fase deixe o cliente assumir a liderança. Não insista constantemente, dê tempo ao cliente para pensar e pesquisar sobre o produto.
3. Divulgue o produto
Para aumentar o seu volume de vendas, este é um aspecto fulcral para o seu negócio. Quais são os canais que utilizará para comunicar e alcançar os seus clientes? Participe em feiras e eventos, anuncie nas redes sociais, TV, rádio, sites da especialidade ou adopte estratégias de web marketing.
4. Prepare cuidadosamente a venda final
Prepare uma boa estrutura de receitas e custos para não ter surpresas desagradáveis. Analise as suas vendas esporadicamente para perceber se está a vender bem, se é necessário ajustar o produto ao mercado e ao seu público-alvo, se tem stock suficiente ou mesmo como se está a posicionar no mercado em relação à sua concorrência. As estratégias de pós-venda também são importantes para avaliar a satisfação do cliente e para manter contacto com ele. Não descure esta questão.
Todas estas considerações dirigem-se àqueles vendedores que pretendem estabelecer-se no mercado e potenciar o seu negócio.
Veja também: