Ekonomista
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17 Set, 2014 - 08:30

Como vender uma ideia de negócio?

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Se tem uma ideia de negócio genial e quer vendê-la a alguém, saiba a melhor forma de o fazer! Nunca se esqueça que o segredo está na forma como conseguimos comunicar as ideias.

Como vender uma ideia de negócio?
A necessidade empurra-nos para lugares surpreendentes que podem ter tanto de bom como de terrível. Em alturas em que o dinheiro é tão escasso como o emprego, é necessário encontrar novas formas de criar e de encontrar um sentido para os dias que possa ser também uma fonte de rendimento.
Para os mais criativos, ter ideias de negócios pode ser um excelente caminho, podendo mesmo levar ao sucesso. No entanto, na era que se atravessa, não basta ter uma ideia genial de negócio e executá-la. É preciso saber avaliá-la e depois sim, comunicá-la, saber encontrar as pessoas certas e vender bem o conceito.

Dicas para apresentar a sua ideia de negócio ao mercado

Quando tiver de apresentar a sua ideia a potenciais clientes ou investidores, não se esqueça das dicas que sugerimos de seguida.

1. Mostre confiança

Acreditar na sua própria ideia de negócio é fundamental para a conseguir vender ao mercado. Quando tiver de apresentar a sua ideia a alguém, mostra confiança, garra e credibilidade. Ninguém compra uma ideia que não transmita confiança por parte do próprio criador.

2. Utilize uma linguagem simples

Quando apresentar a sua ideia de negócio, tente utilizar uma linguagem simples e que seja entendida por toda a gente. Dependendo do tipo de negócio, por vezes pode cair-se numa abordagem demasiado técnica.

3. Envolva as pessoas

Mal ou bem, sempre que estamos a tentar “vender” uma ideia a outra pessoa ou a um grupo, tendemos a começarmos a debitar o que queremos transmitir sem nos preocupemos muito com quem está do outro lado a ouvir-nos. Muitas vezes, esta falta de preocupação faz com que a outra pessoa possa perder a atenção ou sentir-se pouco envolvida no processo. Quando estiver a vender a sua ideia de negócio, seja de um produto ou serviço, prepare tudo tendo como principal objectivo envolver a pessoa. Faça perguntas, interaja, monte todo o processo de forma a fazer com que o outro se sinta parte da sua ideia.

4. Seja claro, conciso e objectivo

Aprender a comunicar acaba por ser uma arte. Quando tiver de vender a sua ideia de negócio, não se esqueça que a forma como a comunica pode ser determinante. Ser claro e directo é logo um ponto fundamental para que a ideia seja bem transmitida. Por outro lado, é necessário resumir a sua ideia aos pontos básicos, de forma a ser conciso, e objectivo. Quanto mais tempo demorar a apresentar a ideia, mais hipóteses tem de perder a atenção de quem o está a ouvir.

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