Share the post "Como viajar de avião com um bebé: dicas práticas para uma viagem tranquila"
A chegada de um bebé à família é sempre um momento especial que significa novas rotinas e uma nova organização. Para as famílias que têm o ‘bichinho’ de viajar, esta é uma oportunidade única para incluir o mais recente elemento da família nestas atividades e levá-lo à aventura.
Por esta razão, a AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, reuniu alguns conselhos para que as famílias possam viajar com o seu bebé e desfrutem de tempo em família, ao mesmo tempo que satisfazem o desejo de viajar e conhecer novos sítios.
Antes da viagem com um bebé
Antes de iniciar a viagem, os pais devem certificar-se que o bebé tem a idade mínima para viajar, uma vez que determinadas companhias aéreas colocam restrições neste sentido. Paralelamente, os pais devem perceber com o pediatra se o bebé está efetivamente preparado para viajar de avião, pois há várias questões de saúde a ter em conta nestes momentos, nomeadamente relacionados com o sistema imunitário.
Em relação à documentação, no caso de Portugal, o bebé deverá possuir um cartão de cidadão ou passaporte, dependendo se o destino da viagem se encontra dentro ou fora do espaço Schengen. O bebé necessita, ainda, de um cartão de embarque, pois também tem de ser registado com o passageiro do voo.
Escolha do voo e da companhia aérea
Se possível, os pais devem privilegiar um voo noturno, para não interferir com a rotina de sono do bebé.
Caso a companhia aérea escolhida seja low-cost, os pais podem optar por comprar um segundo lugar em vez de pagar a taxa de transporte de um bebé e, desta forma, usufruir de mais espaço e privacidade para viajar com a sua criança.
A bagagem do bebé
Neste ponto, importa saber que é possível levar medicamentos, comida, e líquidos para o bebé, desde que cada recipiente não exceda os 100ml; apenas terão de ser mostrados e registados no aeroporto. Além disto, os pais também poderão levar:
Acessórios do bebé – para o conforto do bebé ou criança, é importante que ele se sinta familiarizado com alguns objetos enquanto estiver a bordo. Levar um cobertor/manta e os seus brinquedos/peluches preferidos pode ser uma solução, mesmo que várias companhias aéreas já disponibilizem este tipo de objetos para os mais pequenos.
Carrinho de bebé – são cada vez mais as marcas de puericultura que apostam em carrinhos formato ‘cabine’, ou seja, que têm as dimensões necessárias para serem transportadas nas cabines como se de uma mala se tratasse. Os pais devem, assim, privilegiar este tipo de carrinhos; no entanto, se não for possível, poderão levar o seu carrinho de bebé habitual até à porta de embarque, e, nalguns casos, até à porta do avião, sendo depois colocados no porão.
A bordo do avião com um bebé
Independente da duração do voo, o importante é que o bebé esteja confortável enquanto o mesmo decorre:
- Para lidar melhor com as mudanças de pressão, associadas aos momentos de descolagem e de aterragem, o bebé pode mastigar ou engolir, pelo que poderá ser oferecido ao bebé leite, água ou algum alimento que ele goste.
- Devido às mudanças de temperatura, a sugestão é que se tenha roupa extra à mão, por exemplo, na malinha do bebé. Paralelamente, devem ser privilegiadas roupas práticas e confortáveis e o bebé deve ser descalçado durante o voo de modo a evitar o inchaço causado pela altitude.
Se o bebé for mais crescido, mantê-lo entretido pode ser um desafio: brinquedos novos são uma ótima forma de o manter distraído por mais tempo pois estará muito focado em descobrir os seus novos divertimentos. Outra opção passa por deixá-lo visualizar um filme ou série adequado à sua idade.
Independentemente da idade do bebé, é importante que os pais estejam preparados para momentos de maior agitação…afinal, são situações e ambientes novos para a criança que podem causar um pouco mais de instabilidade para o bebé. Ainda assim, viajar em família é sempre uma experiência nova e bastante enriquecedora, que desperta desde cedo nos mais novos o desejo de viajar e de conhecer novas localizações.
Direitos dos Passageiros Aéreos
O Regulamento CE 261/2004, que regula os voos na União Europeia, protege todos os passageiros aéreos, independentemente da sua idade, desde que tenham um bilhete emitido pela companhia aérea.
Assim, quando um voo é cancelado ou é recusado o embarque a um passageiro, as companhias aéreas devem oferecer possibilidade de continuar o seu voo, através de voos de reencaminhamento. O passageiro pode decidir recusar este reencaminhamento e pedir o reembolso total do bilhete. Se o passageiro tiver incorrido em despesas adicionais durante este processo, pode pedir à companhia aérea que as reembolse.
O Regulamento CE 261/2004 estabelece que os passageiros têm direito a uma indemnização até 600 euros em caso de atrasos superiores a três horas à chegada ao destino, de cancelamentos sem aviso prévio e de overbooking. Esta compensação financeira pode ser reclamada retroativamente até três anos após o voo.
A companhia aérea pode isentar-se desta obrigação em caso de condições meteorológicas adversas que impeçam a operação normal do voo ou de emergências médicas, por exemplo, mas em caso de greves ou perturbações causadas pelo pessoal da companhia aérea, os passageiros têm o direito de apresentar os seus pedidos de indemnização.
Para fazer valer os seus direitos, a AirHelp recomenda que os passageiros recolham e guardem todas as comunicações da companhia aérea e toda a documentação relacionada com o voo, como o cartão de embarque e outros documentos de viagem, os recibos de quaisquer artigos que tenham tido de comprar devido ao atraso ou cancelamento do voo e anotem a hora de chegada ao destino.
Aceda aqui ao mais recente Guia dos Direitos dos Passageiros Aéreos publicado pela AirHelp para conhecer os seus direitos e as situações em que poderá solicitar uma compensação.