Depois de se viajar em executiva pela primeira vez, nunca mais se quer outra coisa, dizem. E não temos razões para discordar, afinal, existem diferenças notórias entre as comodidades oferecidas por um bilhete de avião em classe executiva e um bilhete em classe económica.
Normalmente, ainda que dependa de companhia aérea para companhia e até dos próprios aviões e do tipo de rota, um bilhete em executiva dá-lhe direito a vários benefícios, como por exemplo:
- Acesso a um lounge exclusivo no aeroporto, com bebidas e snacks incluídos
- Possibilidade levar mais bagagem consigo – seja para despachar, seja para levar na mão
- Check-in prioritário
- Serviço de apoio ao cliente premium
- Lugares mais espaçosos, que muitas vezes se convertem em cama
- Refeições mais cuidadas e servidas em loiça não-descartável
- Amenities (artigos de higiene e conforto)
Claro que estes mimos têm um preço e são sinónimo de bilhetes até 7x mais caros do que em classe económica. A boa notícia é que é possível trocar o lugar em económica por um lugar em executiva sem pagar um cêntimo a mais. Quer saber como? Leia as 9 dicas que reunimos para si. É verdade que alguns truques requerem uma certa ousadia e vontade de arriscar, mas, como já diz o ditado, quem não arrisca não petisca!
9 dicas para viajar em executiva pelo mesmo preço da classe económica
1. Viaje nas horas e dias menos procurados
Há alturas em que o tráfego nos aeroportos é menor. Viajar num avião com lotação incompleta é meio caminho andado para conseguir trocar de lugar, sobretudo quando já estiver dentro do aparelho. Se reparar que há vários lugares disponíveis, pergunte ao staff, de forma simpática e cordial, se por acaso não haverá lugares disponíveis em executiva, uma vez que notou que o avião não vai cheio.
2. Mantenha-se fiel a uma companhia aérea
A fidelidade compensa. Adira aos programas de fidelização da companhia aérea que usa com mais frequência e tente sempre que possível viajar nessa companhia. Para além da acumulação de milhas, que poderá trocar por upgrades ao seu bilhete, os passageiros habituais são muitas vezes mimados com descontos e ofertas inesperadas.
3. Chegue ao aeroporto muito cedo ou muito tarde
Este truque exige alguma paciência, no caso de chegar muito cedo, e sangue frio, no caso de chegar muito tarde. Ao ser o primeiro a fazer o check-in, pode ter a sorte de ser abordado pelo funcionário, no sentido de trocar o seu bilhete por um lugar em executiva que não tenha sido reservado.
Se chegar tarde, pode ser que o único lugar livre que reste no avião seja em executiva (em determinados voos as companhias vendem bilhetes a mais, a prever desistências, o que leva por vezes a situações de overbooking) e a companhia terá de cedê-lo. Lembre-se, no entanto, que chegar demasiado tarde ao aeroporto ou ao check-in pode fazê-lo perder o voo.
4. Fique atento às notificações e emails da companhia aérea
É frequente as companhias anunciarem upgrades disponíveis pouco tempo antes do voo aos passageiros inscritos nas suas aplicações e programas de fidelização. Por isso, outro truque para conseguir viajar em executiva sem pagar mais é ficar atento! Há até companhias que enviam um alerta de preço caso surja um upgrade disponível por um valor que tenhamos fixado anteriormente na app.
5. Use o azar a seu favor
Partiu uma perna ou um braço e está engessado? Entrou no avião e encontrou um assento molhado ou cujo cinto não está a funcionar corretamente? Estas são situações em que a hipótese de conseguir mudar para um lugar em executiva, sem pagar um cêntimo a mais, é bastante plausível. Mais uma vez, seja o mais simpático e persuasivo possível para os elementos da tripulação ao fazer o pedido.
6. Escolha um lugar ao lado de um bebé
Esta é outra forma de tentar viajar em executiva sem custos extra. Está a entrar num avião sem lugar marcado? Se pode lidar bem com o choro e os encontrões de ter alguém com um bebé ao seu lado, arrisque e escolha esse assento. Se a situação ficar demasiado incomodativa, a tripulação deverá ser sensível ao seu pedido e o mais certo é os lugares disponíveis para troca estarem na classe executiva.
7. Viaje no dia do seu aniversário
Ou no dia em que faz anos de casado e precisa de chegar a casa com bom ar: são tudo ótimos argumentos para apresentar no balcão de check-in e tentar um upgrade de borla. Quem sabe o funcionário não fica com vontade de presenteá-lo e lhe oferece a possibilidade de viajar em executiva?
8. Apresente-se de forma elegante
Não há como negá-lo: a aparência influencia e muito. Ao apresentar-se bem vestido, bem penteado e barbeado ou com a maquilhagem certa, as chances de lhe oferecerem um upgrade sem custos aumentam bastante. Um sorriso e uma atitude de autoconfiança também ajudam.
9. Não se acanhe de perguntar e pedir
Por último, mesmo que seja uma pessoa tímida, com pouca coragem para “pedinchar” o upgrade, saiba que não perde nada em fazê-lo! E ultrapassar essa barreira pode mesmo significar a diferença entre uma viagem em económica estilo “cordeirinho” ou uma viagem com conforto, estilo e tratamento vip, pelo mesmo preço!
Uma dica extra: se para si o lugar num avião é um detalhe com especial importância e se quer saber se vale a pena ou não investir no upgrade ou tentar obtê-lo a custo zero, consulte o site SeatExpert, que lhe mostra as características e os comentários sobre os lugares de uma vasta lista de aviões e companhias aéreas.
Veja também:
- Como poupar no bilhete de avião com um truque simples
- Como escolher o melhor lugar do avião para si?
- 8 coisas parvas que os passageiros de avião fazem
- 11 companhias de voos low cost a operar em Portugal
- 4 apps para quem viaja de avião indispensáveis
- 6 coisas que não deve fazer durante uma viagem de avião