Portugal está na moda e este é mais um dos indicadores que suportam esta teoria. O Aeroporto Humberto Delgado (da Portela) recebeu, desde o início do ano, dez novas companhias aéreas. No Porto, as companhias reforçaram as rotas em resposta à decisão da TAP de reorientar a sua oferta.
Companhias aéreas em franco crescimento
O crescimento das companhias aéreas começou a sentir-se a partir de março, com a chegada da Aegean Airlines, que liga a capital a Atenas, da Air Nostrum (que liga Santander a Lisboa) e a Azul, com uma rota entre Campinas e Lisboa.
Também chegaram à Portela a Monarch (que opera em Manchester, Gatwick e Birmingham), a Everjets (com uma nova ligação ao Funchal), a Orbest para Cancun e Punta Cana e ainda a Blue Air (que liga agora a capital portuguesa a Bucareste.
Por outro lado, o Aeroporto Sá Carneiro viu chegar a Wizz Air (com voos para Varsóvia) e a Turkish Airlines, com ligação a Istambul. O crescimento a Norte fez-se sentir em fevereiro quando a TAP anunciou que iria suspender algumas rotas com saída do aeroporto do Porto.
A resposta das companhias aéreas concorrentes foi o reforço das suas operações: a Transavia apresentou mais 4000 lugares por semana, a Aigle Azur mais 2000, a British Airways 2500 e a EasyJet apontou num aumento de 10 mil lugares a mais. O mesmo aconteceu com a Ryanair (4000), a Lufthansa (2800), a Brussels Airlines (600), a Turkish Airlines (2000) e a Vueling (6000).
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