Share the post "Competências do futuro e os novos desafios do mercado de trabalho"
As competências do futuro vão muito além dos conhecimentos técnicos e reunem um conjunto diversificado de áreas que distinguem os profissionais e os empregos de amanhã.
A crise atual imposta pela pandemia e um mundo em profunda transformação, em que a inovação e a competitividade se assumem como elementos determinantes no sucesso da economia, está a exigir uma requalificação sem precedentes.
Se por um lado, a inovação tecnológica oferece ferramentas que permitem ao trabalhador libertar-se de algumas tarefas, por outro também exige atualização e aquisição de novas competências.
Quais serão, então, as competências necessárias para fazer face aos desafios de um futuro (muito) próximo?
O trabalho e as competências do futuro
De acordo com dados de 2020 do World Economic Forum relativamente ao futuro do emprego, estima-se que 50% de todos os trabalhadores vão precisar de requalificação até 2025. Isto porque se prevê que a tecnologia digital, a automação e a robotização venham a extinguir vários postos de trabalho.
Por isso, e em contraposição às competências necessárias para fazer tarefas repetitivas ou mesmo de manuseamento de dados e de informação, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos estão no topo da lista de competências que os empregadores acreditam que irão ser necessárias nos próximos anos.
A par destas, estão as competências de autogestão, como a aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade não lhes ficam atrás.
Num mercado de trabalho em profunda mudança, até porque a pandemia veio acelerar processos e impor novas rotinas, os trabalhadores terão de adquirir e/ou desenvolver estas competências para fazer face aos desafios que se avizinham.
De acordo com aquela que é a terceira edição do Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Económico Mundial, a rutura tecnológica que está a transformar o mercado de trabalho e a fazer desaparecer alguns empregos, favorece a criação de outros.
O emprego em mudança
O Relatório “O Futuro do Emprego 2020” (The Future of Jobs Report 2020) do World Economic Forum, que teve como referência os dados de 2020 do LinkedIn e da plataforma de aprendizagem online Coursera, reuniu um conjunto de competências especializadas que vão ser necessárias para os empregos de amanhã, tendo em conta várias profissões emergentes.
Tratam-se de competências transversais que vão do marketing à inovação, passando pelo relacionamento interpessoal.
10 competências do futuro do trabalho
AS 10 competências do futuro a considerar no mundo do trabalho até 2025 são, então, as seguintes:
- Pensamento analítico e inovação: saber analisar uma situação de uma perspetiva distinta de outros e responder com uma solução inovadora, é a única forma de marcar a diferença. Mas, isso exige conhecimento e um perfil de competências apurado.
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem: o profissional do futuro está em permanente aprendizagem e atualização.
- Resolução de problemas complexos: ter a capacidade de resolver questões complexas com facilidade e rapidez, e mesmo a capacidade de simplificar.
- Pensamento crítico: esta capacidade é fundamental antecipar problemas, identificar oportunidades e moldar o futuro do mercado de trabalho.
- Criatividade, originalidade e iniciativa: criar, destacar-se, dar o primeiro passo e marcar a diferença, são competências fundamentais para ser mais competitivo.
- Liderança e influência social: trabalhar a capacidade de liderar e de fazer chegar mais longe as suas ideias.
- Uso, monitorização e controlo de tecnologia: dominar as ferramentas tecnológicas disponíveis para as funções é determinante para, nos dias que correm, assegurar o seu posto de trabalho.
- Design e programação de tecnologia: mais do que utilizar, criar. A programação, por exemplo, deveria de ser uma das competências mais trabalhadas desde os primeiros anos de escolaridade.
- Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade: competências especialmente testadas na primeira fase da pandemia e confinamento, revelam-se difíceis mas determinantes num mercado de trabalho que funciona a um ritmo cada vez mais alucinante.
- Raciocínio: trabalhar o raciocínio permite um maior controlo das situações e uma maior capacidade de resolução de problemas.
Este Top 10 de competências do futuro no trabalho englobam, assim, quatro tipos de capacidades essenciais: a resolução de problemas; a auto-gestão; o trabalho em equipa; e o uso e desenvolvimento de tecnologia.
Aprendizagem contínua: o caminho para a competitividade
Continuar a investir na aprendizagem contínua será determinante no futuro. A próxima década será certamente um desafio ao nível do talento, do trabalho e da formação de competências.
A concorrência de talento em determinados segmentos promete ser feroz, e a recente crescente adoção do teletrabalho, intensificará a competitividade a nível global, já que as organizações estão mais abertas à contratação de pessoas fora da sua localização geográfica.
A competitividade será, assim, maior, com mais intervenientes, e a profunda e constante transformação tecnológica vai, naturalmente, acelerar a necessidade de desenvolver novas competências. Já assistimos a isso hoje.
Independentemente da sua profissão, uma coisa é certa, o mundo está em transformação e o trabalho (e o emprego) também. Por isso, procure fazer melhor. Adote um espírito de curiosidade, invista na aprendizagem contínua e desenvolva um mindset capaz de se adaptar à mudança. Isso vai ser fundamental para conseguir marcar a diferença.