Share the post "Quer ser promovido? Trabalhe as suas competências emocionais"
Ser promovido não é fácil, nem sempre basta a competência técnica e o empenho árduo. Ao longo da carreira profissional, as competências emocionais vão ganhando cada vez mais importância. Por exemplo, a competência técnica não lhe servirá de nada se não for capaz de confiar nos seus colegas e trabalhar em equipa.
Em 2011, a Career Builder, uma empresa de recrutamento norte-americana, pesquisou quase 3 mil profissionais da área dos recursos humanos e descobriu que 71% dos inquiridos, ao contratar novos funcionários, preferiam a inteligência emocional ao QI acima da média, e 75% referiram a propensão para promover um colaborador com elevada inteligência emocional e QI relativamente menor do que a situação contrária.
Já percebeu a importância das competências pessoais? Comece a somar pontos no seu emprego, gerindo as suas emoções sob pressão, ouvindo e mostrando empatia com os colegas de trabalho. Em caso de conflito, é importante assumir a responsabilidade pelos seus erros e permanecer disponível à opinião dos outros para resolver o problema. Ao fazer isto, não só estará a garantir o respeito dos outros, como também poderá estar a contribuir para o seu avanço na carreira.
Se precisa de melhorar as suas competências pessoais, conheça cinco soft skills que o podem ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional. Saiba quais são e comece já hoje a praticar!
5 competências pessoais para desenvolver a inteligência emocional
1. Atitude positiva
A atitude positiva não só o ajuda a si, como também irá motivar quem o rodeia. Profissionais com esta atitude são mais produtivos e eficazes porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objetivos.
2. Resiliência e resolução de problemas
Mais uma das competências emocionais apreciadas nos profissionais de hoje. Não se foque no problema, mas sim na resolução. É importante saber lidar com os obstáculos e fracassos e encontrar estratégias para vencer e soluções criativas, sem perder a motivação.
3. Capacidade para trabalhar em equipa
É importante saber comunicar com os colegas e ter espírito de equipa para atingir resultados globais.
4. Capacidade de organização e gestão de tempo
Aprenda a definir metas e a estabelecer prioridades, planeie o seu tempo de trabalho para alcançar os resultados desejados. Escrever listas com as tarefas diárias são uma grande ajuda!
5. Flexibilidade
O mundo empresarial está em constante transformação, o seu sucesso profissional depende da sua preparação para se adaptar a novas realidades e projetos. Avance para os projetos novos com motivação e sem medos.
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