Share the post "Comprar carros elétricos usados? Tudo o que deve ter em conta"
A mobilidade sustentável é cada vez mais uma realidade e os carros elétricos entraram de forma definitiva nas opções de quem procura trocar de automóvel. Mas se os preços de viaturas novas podem às vezes assustar um pouco, comprar carros elétricos usados pode ser a solução ideal.
Às facilidades de aquisição, soma-se a cada vez maior fiabilidade deste segmento de mercado e o crescente número de unidades que chegam ao mercado.
A verdade é que o processo de troca de viatura a cada três ou quatro anos seguido por muitos condutores com carros a combustão, mantém-se nos elétricos. E é principalmente por esta via que muitas destas viaturas surgem a preços muito competitivos.
Aliás, o cenário tenderá a aumentar à medida que os automóveis elétricos ganham mais protagonismo e as preocupações de sustentabilidade ganham raízes mais profundas. Assim sendo, a opção por um carro elétrico usado é não só amiga da sua carteira, como também do meio ambiente.
Carros elétricos usados: opção a considerar
Comprar carros elétricos usados pode ser a porta de entrada para um mundo onde a mobilidade é radicalmente diferente, mas onde existem ganhos acrescidos, seja nos custos de utilização, seja na manutenção exigida.
Deve levar-se em linha de conta que os carros elétricos não têm correias de distribuição, velas, óleo ou filtros de combustível, por exemplo.
Os consumos também são menores e isso é fundamental, a par da autonomia, quando está em cima da mesa a decisão de optar por uma viatura elétrica. A título de exemplo, e dependendo da potência do motor elétrico da viatura, saiba que é possível percorrer cerca de 100 quilómetros por um valor a rondar os dois euros de eletricidade.
O que deve ter em atenção
Ainda outro pormenor a ter em atenção quando decide comprar carros elétricos usados, é que os componentes do motor de uma viatura destas têm menor desgaste quando comparados com um motor a combustão.
Questão central neste mercado é, obviamente, a das baterias. É, muito provavelmente, o elemento mais caro nas viaturas elétricas, pelo que aferir do seu estado de saúde (capacidade medida em kWh) é fundamental quando analisa um possível negócio de viaturas em segunda mão.
Como se pode ver, há muitos aspetos a ter em consideração quando equaciona a compra de carros elétricos usados:
- Não deixe de avaliar se a tecnologia subjacente ao motor elétrico em causa ainda está atual;
- Qual o tipo de baterias usadas na viatura: hidreto de níquel ou iões de lítio (mais duradouras);
- Atenção à quilometragem. Embora tenha uma influência inferior no que diz respeito ao desgaste do motor, sempre ajuda a perceber outros fatores, como a autonomia apresentada pela bateria(s);
- Tenha em conta a idade do veículo por via de perceber o estado das baterias (capacidade de armazenamento de eletricidade). Por isso, é importante saber a autonomia da viatura em nova e comparar com autonomia real. No mínimo a bateria deverá apresentar capacidade de armazenamento de 80% da sua autonomia total em nova;
- Conheça o custo de uma eventual troca de bateria e se ainda está dentro da garantia;
- Solicite a realização de ensaio dinâmico (test-drive) da viatura escolhida, de modo a aferir da sua condição;
- Na aquisição procure uma empresa especializada que certifique as viaturas usadas que comercializa. É uma importante medida de segurança para o caso de surgir algum problema.
Confie nos especialistas
Existem ainda outros pormenores que estão sempre presentes no momento de trocar de viatura e que são sempre aplicáveis, seja num elétrico ou num com motor a combustão.
Assim, se está a pensar em comprar carros elétricos usados, o aspeto exterior do automóvel também deve ser analisado com cuidado. Deve-se procurar sinais que mostrem se a viatura esteve envolvida num acidente, a qualidade e o desgaste da pintura, piso dos pneus ou o alinhamento de painéis.
No que diz respeito ao habitáculo, deve estar particularmente atento aos sinais de desgaste no volante, bancos e capas dos pedais, assim como aferir do estado dos plásticos junto à consola central, nas portas e na parte inferior do tablier.
Levante os tapetes e verifique o estado das alcatifas para saber se existem pontos de humidade.
Como se pode ver, comprar um carro elétrico usado pode ser um negócio bastante rentável, ao mesmo tempo que está a contribuir para o esforço de descarbonização da economia, a partir de uma alternativa mais amiga do ambiente.