A oferta é grande, os preços são bastante apetecíveis e a qualidade também não compromete. Contudo, o risco é maior. Será que vale a pena comprar tecnologia da China online?
O mercado chinês está de boa saúde (e recomenda-se) e cada vez mais especializado na venda online e no fabrico de produtos tecnológicos.
Pensar em tecnologia e em China remete-nos de imediato para a gigante Huawei. Uma marca mundialmente reconhecida, presente em diversos segmentos de mercado, sendo, inclusive, líder em alguns deles. Há, contudo, mais fabricantes chinesas que também já têm reconhecimento mundial, como a Xiaomi ou a Elephone, que já têm lojas físicas em Portugal e noutros países da Europa.
O que é que as torna tão apetecíveis? À semelhança das “lojas dos chineses” que vieram substituir as famosas “lojas dos 300”, as fabricantes chinesas oferecem produtos que são capazes de rivalizar com as grandes marcas, a preços bastante mais simpáticos.
Comprar tecnologia da China online: sim ou não?
Para chegar a um veredito, analisemos as vantagens e desvantagens de comprar tecnologia da China online.
Vantagens
- Preço;
- Qualidade;
- Especificações;
- Variedade.
A China é reconhecida por disponibilizar produtos a um custo muito reduzido, isto também se aplica à tecnologia. Se a isso aliarmos uma boa qualidade, os produtos tornam-se ainda mais apetecíveis.
As especificações também são um ponto interessante, já que, hoje em dia, é possível encontrar tecnologia chinesa com componentes semelhantes ou até mesmo iguais aos componentes de tecnologias europeias ou norte-americanas. Por exemplo, os processadores da Qualcomm, utilizados em smartphones da Samsung, também podem ser encontrados em smartphones da Xiaomi.
Por último, a variedade: ao produzir algo, as fabricantes chinesas gostam de o fazer para todos os gostos.
Desvantagens
- Garantia;
- Envio;
- Taxas alfandegárias;
- Atualizações.
Um dos primeiros problemas está na garantia. O seu produto estragou-se, e agora? Pode precisar de o enviar para a China para que este possa ser reparado, um processo que não é nada fácil e que pode demorar meses.
Uma dificuldade também presente no envio de qualquer produto. A encomenda pode vir do outro lado do mundo, é natural que demore algum tempo, até meses, e há a possibilidade de se perder pelo caminho.
As taxas alfandegárias são outro senão. O custo adicional que a alfândega pode imputar aos produtos pode ser ainda maior do que o custo do produto em si. Perante isto, as fabricantes chinesas já se começaram a precaver contra este problema, criando armazéns na Europa para que todo o tipo de tecnologia possa ser entregue sem problemas de maior.
Finalmente, há que lembrar o problema das atualizações. As fabricantes chinesas tendem a menosprezar as atualizações do software que produzem.
Veredito final
A possibilidade de adquirir tecnologia – smartphones, câmaras e outros acessórios – de qualidade e a preços bastante apetecíveis são trunfos que não podemos desperdiçar. Nesse sentido, consideramos que, em muitos casos, vale a pena comprar tecnologia da China online.
Terá, porém, de estar ciente dos riscos que corre e tomar algumas precauções. Certifique-se, em primeiro lugar, que está a comprar a vendedores oficiais e se tiver que fazer compras em sites de leilões, opte pelos vendedores melhor cotados. Recorde as nossas dicas para fazer compras online seguras.