Fazer compras online no supermercado ainda causa alguma confusão: O que comprar? Como escolher? Quais os procedimentos? A verdade é que o segredo para as compras online no supermercado é um só: experimentar. Depois de lhe apanhar o jeito, talvez não queira mais entrar num supermercado.
Compras online no supermercado: por onde começar?
O primeiro passo não é selecionar os produtos, mas sim fazer uma lista. Prepare uma lista antes mesmo de abrir o site do supermercado em questão.
O que comprar?
Em seguida, retire da lista itens como frutas, vegetais, peixes e frutos do mar. Em princípio, o funcionário responsável vai-se preocupar em oferecer um alimento em boas condições, mas para ter a certeza de que a melancia, o camarão ou o abacate estarão exatamente como o esperado, o melhor é deixar para fazer esse tipo de compras pessoalmente.
Opte por comprar sempre produtos não-perecíveis ou que possuem mais resistência e possam ser transportados na câmara frigorífica sem maiores danos:
- Massa;
- Arroz;
- Bolachas;
- Frutos secos;
- Molhos;
- Enlatados;
- Água;
- Sumos;
- Farinhas;
- Iogurte;
- Leite;
- Produtos de limpeza.
Onde comprar?
Atualmente, é possível fazer compras online no supermercado em vários sítios diferentes, entre eles:
Outros possuem uma proposta diferente e só existem online, como o Goodafter. De uma forma ou de outra, o melhor é conhecer as propostas e identificar qual empresa mais se adequa às suas expetativas enquanto cliente.
E quais são as vantagens e desvantagens?
Fazer compras online no supermercado pode não ser ideal para toda a gente, pois existem gostos e preferências que dependem dos hábitos de consumo e estilo de vida de cada um.
Vantagens
1. Descontos: existem determinadas promoções e descontos apenas para quem compra online;
2. Comodidade: cada estilo de vida é que vai determinar se compras online no supermercado é uma atividade cómoda ou não, mas para quem não tem tempo ou tem preguiça de sair de casa, comprar online pode ser muito prático;
3. Variedade: muitos supermercados possuem mais produtos online do que nas prateleiras. E a variedade aumenta se o consumidor estiver disposto a fazer compras em mais de um local;
4. Economia: comprar online significa, muitas vezes, clicar apenas no que é necessário e escapar às tentações espalhadas pelas lojas e isto significa menos produtos desnecessários e maior economia no fim do mês.
Desvantagens
1. Portes: a maioria dos mercados oferece portes grátis em determinados valores de compra, mas é sempre preciso conferir se os portes pagos valem mais a pena do que tirar o carro da garagem ou pagar outro tipo de transporte;
2. Tempo de entrega: se precisa de um alimento para logo, comprar online talvez não seja o ideal, isto porque as entregas são agendadas, precisam de serem preparadas e é raro conseguir que a encomenda seja entregue naquele mesmo dia;
3. Pagamento: quem não gosta de fazer pagamentos online talvez não goste muito da ideia de comprar online. Nem todos os supermercados oferecem a opção de pagamento via Multibanco ou dinheiro na hora da entrega.
Veja também: