Talvez seja daquelas pessoas que tem dificuldade em se desfazer de certos itens, sobretudo se representarem algum tipo de valor emocional para si. Por essa razão, é normal que algumas pessoas guardem tudo aquilo que lhes faça lembrar momentos e rotinas importantes. Ter um computador antigo esquecido a um canto é, por isso, algo que acontece com alguma frequência. Mas temos uma novidade para essas pessoas: a sua máquina antiga ainda pode ser muito útil.
Dê uso ao seu computador antigo
Instale um novo sistema operativo
Está cansado de utilizar o mesmo sistema operativo, mas tem medo de se aventurar na instalação de outro no seu novo computador? É perfeitamente aceitável.
A instalação de softwares, sobretudo sistemas operativos (que implicam um backup prévio, demorado, e que pode comprometer o funcionamento do computador quando não é bem feita) representa uma boa dose de risco para o seu aparelho. Mas se o fizer num computador antigo, terá mais margem para erros e possíveis testes.
Controle a sua casa remotamente
Esta é uma forma de utilização mais complicada e não indicada para principiantes. No entanto, se ainda assim se quiser aventurar e se for bem-sucedido, é uma opção muito interessante. Basta seguir as instruções de instalação.
A verdade é que pode controlar vários aspetos da sua casa de forma remota, tais como a luz, a água, o aquecimento e até mesmo a televisão. Com o LinuxMCE, esse controlo é uma realidade e a vantagem é que já é compatível compatível com vários smartphones.
Crie um repositório de ficheiros
Ou, por outras palavras, um disco externo. Utilize o seu computador antigo, mais propriamente o disco-mãe, para arquivar ficheiros, fotografias e todos os documentos importantes.
Basta fazer uma configuração prévia no antigo sistema para poder ligar em rede todos os computadores que desejar (algo relativamente simples no Windows) – para que facilmente arraste ficheiros do seu computador atual para o mais antigo e, a esse, dar a mesma utilidade que dá a um disco externo, por exemplo.
Crie um paspatur digital
Aquele computador antigo que tem arrumado em casa pode não ser tão antigo quanto isso. Pode ter precisado de renovar o seu equipamento, ainda que tivesse a noção de o ter deixado em bom estado. Pois, então, use-o como se fosse um paspatur.
Faça uma seleção de fotografias ou vídeos, coloque o computador no sítio que desejar e carregue no play – terá permanentemente um slideshow dos momentos mais importantes sempre por perto.
Tenha uma rádio online
Se é um apaixonado por música ou se sempre sonhou ter a sua própria rádio, não demore mais tempo e crie a sua própria rádio online. Hoje em dia, esse é um processo relativamente fácil e rápido de concretizar. Basta muita vontade, um microfone e, claro, uma ligação à Internet. Não precisa, por isso, de trabalhar numa estação de rádio para poder emitir os seus conteúdos preferidos.