A comunicação interpessoal assume um papel fundamental para quem quer atingir o sucesso, quer a nível profissional, quer pessoal. Saber como interagir com os outros é uma competência que pode não ser inata, mas que pode desenvolver-se.
Saiba o que deve ter em consideração para trabalhar e tornar mais eficaz a sua comunicação interpessoal.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
O que é comunicação interpessoal?
Considerada uma das mais importantes soft skills apreciadas pelo mercado de trabalho, a comunicação interpessoal é uma competência comportamental relacionada com a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
Cada interlocutor, elemento que faz parte da conversação, troca informações baseadas no seu contexto cultural, experiências e emoções. Tendo isso em consideração, a comunicação interpessoal pode ser definida como o processo pelo qual as informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas, normalmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.
Desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal pode determinar o sucesso, especialmente em contexto profissional, em situações de negociação, liderança, formação ou gestão de equipas, entre outras.
Importância da comunicação interpessoal no trabalho
Saber comunicar bem é uma arte, porém, não é uma das mais fáceis de ser executada. Quem consegue dominá-la, chama mais a atenção do interlocutor ganhando, muitas vezes, mais destaque do que aqueles que não a possuem.
É extremamente importante que exista preocupação dos interlocutores para que as informações sejam claras e processadas. O sucesso na comunicação não depende apenas da forma como uma determinada mensagem é transmitida, mas da maneira como ela é entendida pelo recetor.
Nesse sentido, é válido lembrar que o conhecimento, a empatia, a capacidade de adaptação a diferentes contextos faz toda a diferença.
A maior parte dos problemas da comunicação interpessoal ocorre pelos vícios de linguagem ou por má interpretação.
Demasiados gestos ou a ausência deles, por exemplo, pode comprometer seriamente a comunicação interpessoal.
Vantagens de a desenvolver
Desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal é determinante para o relacionamento com os outros. Ser capaz de interagir de forma adequada, apresenta diversas vantagens, entre as quais as seguintes:
- Empatia;
- Valorização pessoal;
- Capacidade de liderança;
- Facilidade de trabalho em equipa;
- Sucesso profissional;
- Relacionamento saudável com os outros (nível pessoal e profissional);
- Progressão na carreira;
- Evita mal entendidos.
Desvantagens de não a praticar
Se trabalhar a comunicação interpessoal apresenta evidentes vantagens, não o fazer representa, inevitavelmente, desvantagens. Entre outras, enumeram-se as seguintes:
- Desvalorização pessoal e profissional;
- Dificuldade em expressar ideias e opiniões;
- Dificuldades de relacionamento e interação;
- Não conseguir explorar capacidades e competências;
- Afastamento da parte dos que o rodeiam;
- Incapacidade ou séria dificuldade em gerir conflitos.
6 DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Como melhorar a comunicação interpessoal
Observe-se a si mesmo e aos outros
Ao falar e ouvir os outros, preste atenção às palavras e aos gestos que utliza e que observa. É mais fácil identificar os trejeitos alheios, mas, se parar para pensar um pouco, conseguirá visualizar os seus também e, dessa forma, propor-se uma mudança de atitude.
Procure identificar as expressões que o desagradam enquanto conversa. Repare também nas suas mãos e braços, assim como em toda a sua expressão corporal.
Se necessário, anote tudo aquilo que pode ser melhorado e as características negativas que observa nos outros para evitar agir como eles.
Pode tentar o espelho ou uma gravação em vídeo, para ter uma noção mais real relativamente a si mesmo.
Vigie os vícios de linguagem
Começar todas as frases com “é assim” ou terminar com “né?”, usar muito a palavra “tipo” sem qualquer relação com a frase e outros tantos termos são considerados vícios de linguagem.
O seu uso representa é um grande problema, sobretudo no ambiente de trabalho, podendo ser desastroso numa entrevista de emprego, palestra ou apresentação a um cliente. Deve ter muito cuidado e evitar alguns termos, pois além de distraírem o ouvinte, ainda tornam a conversa cansativa e nada produtiva.
Uma boa maneira de, por exemplo, se livrar dos neologismos e diminuir o uso de gíria é pedir aos amigos e familiares que o avisem quando usar tais termos. Outra dica é gravar e ouvir mensagens que tenha enviado. É a oportunidade perfeita para escutar sua linguagem.
Tente evitar essas palavras mesmo no ambiente familiar para se habituar a comunicar melhor.
Estude o seu interlocutor
Quando estiver a conversar, preste muita atenção ao que o outro diz. Só dessa forma vai conseguir perceber se a outra pessoa se interessa por aquilo que está a dizer. Ao notar que o interlocutor se mexe demasiado ou desvia muito o olhar (olha para o telefone ou para o relógio), tente encurtar o discurso ou mude de assunto.
Se a conversa for sobre negócios ou trabalho, pode perguntar, educadamente, se está se está a fazer entender.
Dê ritmo à conversa
Ao falar, dê diferentes entonações às palavras. Algumas delas podem ser ditas como se as estivesse a sublinhar. Já outras podem ser ditas num tom mais baixo. Mas, em todas elas, é essencial falar pausadamente, evitando atropelos.
Quem usa sempre o mesmo tom, torna a conversa monótona e, consequentemente, pouco interessante ou mesmo incómoda para o interlocutor.
Atenção à expressão corporal
Em qualquer conversa, é fundamental controlar os movimentos do seu corpo. Mexer-se em demasia pode desconcentrar, irritar os interlocutores, demonstrar nervosismo e ansiedade.
No início, não será tão fácil ter noção e diminuir os maus hábitos, mas, com o tempo, eles vão melhorar. Da mesma forma, quem não costuma fazer qualquer gesto ao conversar, pode dar a impressão de ser artificial como um robô.
Por isso, evite permanecer completamente imóvel durante a conversa, entrevista de emprego ou reunião de trabalho, para não correr o risco de aborrecer as outras pessoas.
Olhe nos olhos
Olhar nos olhos da pessoa com quem se está a falar traz vários pontos positivos ao comunicador. Demonstra segurança, confiança e domínio do assunto. Além disso, o interlocutor sente-se reconhecido, valorizado e cativado e tudo isso permite que a comunicação seja eficaz.
Com estas dicas aliadas à força de vontade e disciplina, é possível melhorar (e muito) a comunicação interpessoal.