Todos conhecemos pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo e que tal tarefa requer organização e método. Saber conciliar trabalho e estudos é um desafio que nem todos encaram da mesma forma, o que influencia o resultado deste processo.
Na verdade, tanto poderá ter sucesso na conjugação destas duas missões, como acabar por desistir de estudar, por não ter a organização e métodos adequados.
Efetivamente, para conciliar trabalho e estudos e ser bem-sucedido, existem dicas essenciais que pode seguir.
Não vamos dizer que é fácil e que qualquer pessoa consegue. Todavia, com estas dicas poderá conseguir gerir melhor o seu tempo e conseguir os objetivos a que se propus com este caminho. Tome nota.
SAIBA COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDOS
Estabeleça o que é prioritário
Se o curso que pretende tirar é de facto o seu sonho e aquele que mudará a sua vida e o fará evoluir, então, invista a fundo nesse projeto. Arranje um trabalho flexível ou com horário mais reduzidos, para que consiga conciliar tudo sem prejudicar os estudos.
Elabore uma agenda de trabalho
Para conciliar trabalho e estudos da melhor forma e fazer tudo bem, organize uma agenda semanal de estudo, conseguindo encaixar as horas necessárias de trabalho além das aulas na sua rotina de trabalho.
Não deixe para trás outras atividades essenciais ao seu bem-estar
No meio de todo este corre-corre diário, não pode esquecer-se de outras atividades essenciais ao seu bem-estar, como alimentar-se corretamente, dormir as horas certas de sono e ter também alguns momentos de lazer.
Saiba quando tem de abdicar de algo
Se vem aí um exame mesmo a seguir àquela festa fantástica no fim de semana, se calhar terá de abdicar desse evento em prol de um objetivo maior que é tirar um bom resultado nessa prova.
Converse com o seu chefe e com os professores
Se sente dificuldades em conciliar trabalho e estudos, fale com o seu chefe para ver se consegue um horário mais flexível, mesmo se tiver de reduzir o salário. No caso de ele ser muito rígido e ter medo de perder o seu emprego, então tente falar com os seus professores e expor a sua situação, a ver se consegue prazos mais alargados para a entrega dos trabalhos.
Procure otimizar o tempo
Use o seu tempo de forma sábia. As pessoas com mais sucesso são as mais ocupadas, já reparou? Arranjam sempre tempo para tudo que precisam. Basta saber organizar-se bem.
Evite o multitasking
O multitasking dá-lhe a ilusão de que consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, a verdade é que nem toda a gente poderá estar preparada para tal. Fazer tudo ao mesmo tempo pode redundar em não fazer nada bem a 100%. Assim, para se certificar que tudo fica bem feito, faça uma tarefa de cada vez.
Se tiver problemas de deslocação, opte pelo ensino à distância
Atualmente, a Universidade Aberta (UAB), universidade pública de ensino à distância, tem uma variedade de licenciaturas, mestrados e doutoramentos à sua disposição. O ensino é de muita qualidade e pode, dessa forma, ser mais fácil para si conciliar trabalho e estudos.
Tenha foco e não desanime
Sempre que se sentir mais em baixo e desanimado, com vontade de desistir, mantenha o foco, pensando no objetivo que o move e concentre-se nele para conseguir levar o seu barco a bom porto!
Crie um grupo de trabalhadores-estudantes do seu curso
Esse grupo pode permitir que tirem dúvidas uns com os outros e que se ajudem mutuamente, o que lhe pode ser muito útil. Para além disso, será também uma forma de não se sentir só neste caminho e de encontrar apoio e dicas importantes.
Abrace o teletrabalho
Se tiver condições para trabalhar a partir de casa, e se essa for uma possibilidade real na empresa onde trabalha, opte pelo teletrabalho.
O teletrabalho poderá ser um bom aliado para quem deseja conciliar trabalho e estudos, na medida em que lhe poupará tempo com idas e voltas diárias. Poderá dedicar esse tempo a alguma atenção extra aos estudos, ou simplesmente para descansar, o que pode ser fundamental alcançar um equilíbrio tão precioso.
Premeie-se a si mesmo
Sempre que completar as suas tarefas, faça algo por si e pelo seu bem estar físico e/ou mental. Vá jantar fora, compre uma peça de roupa, faça uma viagem… isso ajuda a descomprimir e a recarregar baterias.
Não negligencie o sono
Ter horas suficientes de sono todas as noites é fundamental para ter frescura mental durante o dia para se dedicar as duas atividades tão distintas e exigentes como estudar e trabalhar.
Não deixe de estar em contacto com o seu empregador
Uma boa forma de manter o seu empregador descansado com o seu desempenho numa altura tão exigente como a de conciliar estudos e trabalho é nunca deixar de comunicar com ele de forma regular. Deixar de o fazer poderá fazer nascer dúvidas quanto à sua capacidade de se manter firme quanto à sua produtividade.