Conciliar vida pessoal e profissional é mais difícil do que parece. Não é inato. Não é simples. Na verdade, conciliar vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios da sociedade atual.
Muitas vezes, as tarefas profissionais continuam em casa e os problemas pessoais interferem com o trabalho. É fundamental saber como separar as duas vertentes da vida para a o seu melhor em cada uma delas. Com certeza que já pensou nisso. A grande questão que se impõe é: Como?
Desengane-se quem pensa que a incapacidade de conciliar vida pessoal e profissional é uma realidade apenas de profissionais menos qualificados, pelo contrário, é cada vez mais frequente pessoas com cargos de relevo não saberem como gerir o tempo e, em regra, trabalharem demasiado, esquecendo-se de si próprios, da família e dos amigos. O mercado de trabalho é cada mais exigente e concorrencial. Portanto, alcançar determinados objetivos ou metas pode exigir um pouco mais do seu tempo. Esse pode ser o preço a pagar por um lugar de destaque. Ou não.
Saber gerir o tempo da melhor maneira, de forma a conseguir conciliar vida pessoal e profissional exige alguma organização e trabalho extra. Há, até, quem procure ajuda especializada, recorrendo ao coaching, mas pode começar de uma forma mais simples, esforçando-se por aplicar, diariamente, algumas dicas relativamente simples que, na prática, podem revelar-se muito positivas.
Saber conciliar vida pessoal e profissional é muito importante para ser mais produtivo, mais tranquilo e mais feliz.
12 dicas para conciliar vida pessoal e profissional
1. Acorde cedo
Quanto mais cedo começar o dia, mais tempo terá, para a sua vida pessoal e para trabalhar.
2. Faça exercício físico
Obrigue-se a fazer exercício físico diariamente ou com regularidade. Isso vai refletir-se no seu humor e na sua energia. Dois fatores importantes para conseguir gerir o seu dia da melhor forma.
3. Planeie e defina prioridades
Planear todas as suas tarefas e compromissos do dia seguinte. Use uma agenda e anote tudo, vai poder ter uma ideia geral do que tem para fazer e de como pode distribuir o seu tempo, de forma a conciliar vida pessoal e profissional. Defina o que é prioritário e coloque-o em destaque. Cerca de 5 minutos no dia anterior, são suficientes.
4. Não leve trabalho para casa
Seja o mais produtivo possível durante o seu horário de trabalho. Aprenda a focar-se em cada tarefa e a terminá-la no mais curto espaço de tempo e com qualidade. Se, pontualmente, tiver de fazer mais horas para terminar um projeto, faça-o, mas não faça disso regra. Cumpra o seu horário e quando terminar, termine mesmo, até ao dia seguinte. A sua vida pessoal vai agradecer-lhe.
5. Deixe os problemas pessoais em casa
Não misture questões pessoais com o seu trabalho. Faça um esforço por deixar os problemas em casa e foque-se nas suas tarefas profissionais.
6. Diferencie o pessoal do profissional
É claro que um colega de trabalho também pode ser amigo. No entanto, distinga um contexto do outro e não aborde temas de trabalho enquanto está a confraternizar fora dele.
7. Aproveite o tempo todo
Se quer equilibrar as duas vertentes da sua vida (pessoal e profissional), tem que ser capaz de gerir bem o seu tempo, para que nem um nem outro saia prejudicado. Da mesma forma que pensa em aproveitar o tempo para trabalhar e fazer mais e melhor, faça-o em relação ao lazer. Nos seus tempos livres, com os amigos, a família ou sozinho, tire o máximo partido de cada momento.
8. Estabeleça prazos
Siga o planeamento diário e estabeleça um prazo concreto para terminar cada tarefa. É fundamental que mantenha o foco e termine, de facto, tudo aquilo a que se propõe. Pendentes causam ansiedade e acabam por não lhe permitir usufruir do descanso.
9. Delegue
Se insistir em fazer tudo, mesmo que possa pedir ajuda, vai continuar a sobrecarregar-se de trabalho e a não ter tempo para si. Delegue tarefas, sempre que possível, quer no trabalho, quer em casa. Um colega pode levar correspondência aos correios ou fazer um telefonema, os filhos podem levar o lixo ou lavar a loiça.
10. Diga “Não”
Se não consegue, não aceite fazer. Aprender a dizer “Não” é uma capacidade muito importante que o vai ajudar a impor os seus limites e a gerir melhor o seu tempo.
11. Use as tecnologias a seu favor
O bom uso da tecnologia, pode ser muito positivo para conseguir conciliar vida pessoal e profissional. Uma agenda digital que o alerta para um compromisso ou uma vídeo-chamada que lhe permite fazer uma reunião ou falar com um familiar à distância, por exemplo, podem ajudar muito a usar bem o seu tempo.
12. Descanse
Por fim, descanse. Dormir, dar-se tempo para “desligar”é fundamental para conseguir gerir bem cada dia e encontrar o equilíbrio.
Estas são apenas algumas dicas que pode começar a aplicar no seu dia-a-dia de forma a conseguir conciliar vida pessoal e profissional.