Ekonomista
Ekonomista
24 Mar, 2025 - 11:30

Concurso “Melhor desempenho. Mais reciclagem.” regressa para premiar boas práticas ambientais

Ekonomista

A Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde lançam nova edição do concurso nacional que incentiva os SGRU a aumentar a reciclagem de embalagens de cartão para alimentos líquidos.

A terceira edição do concurso “Melhor desempenho. Mais reciclagem.”, promovido pela Tetra Pak em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV), já está em marcha e promete premiar os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que se destacarem na recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL).

Com foco em Portugal Continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, esta iniciativa visa reforçar a importância da reciclagem e incentivar a adopção de práticas mais eficazes na gestão de resíduos.

Prémios para os que mais reciclam

Este ano, serão atribuídos quatro prémios de cinco mil euros, divididos em duas categorias distintas: SGRU do Continente e SGRU das Ilhas. Em cada uma, serão distinguidas duas entidades — uma pelo maior aumento percentual na recolha de ECAL face a 2024 e outra pela maior recolha per capita em 2025.

O valor dos prémios destina-se à realização de campanhas de sensibilização ou ao investimento em equipamento que potencie o crescimento da reciclagem. Caso um mesmo SGRU vença em ambas as categorias, o prémio não é acumulável, sendo atribuído ao segundo melhor colocado.

Impacto positivo e crescente

Ingrid Falcão, responsável pela sustentabilidade na Tetra Pak, sublinha o impacto positivo da iniciativa: “Este concurso tem registado resultados consistentes de crescimento e, este ano, estamos de volta para premiar quatro entidades, o maior número desde que lançámos a primeira edição, em 2021”.

A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, reforça a importância da colaboração local: “Temos de continuar este caminho, mas também o investimento na proximidade às comunidades locais, que tem de se traduzir na prestação de um melhor nível de serviço aos cidadãos”.

Sem necessidade de inscrição

O concurso decorre até ao final de 2025, e os SGRU não necessitam de se inscrever. Os resultados serão divulgados até fevereiro de 2026. Esta facilidade de participação visa envolver o maior número possível de entidades, simplificando o processo e promovendo um esforço conjunto pela sustentabilidade.

A importância da ECAL na reciclagem

As embalagens de cartão para alimentos líquidos, como as de leite, sumos ou polpa de tomate, fazem parte do quotidiano e são recicláveis. Ao incentivar a sua recolha, o concurso contribui para a economia circular e para o cumprimento das metas ambientais nacionais.

Veja também