Morar num prédio implica obedecer a um conjunto de regras, criadas para permitir não só uma boa convivência entre todos os condóminos, mas também uma melhor manutenção e gestão das partes comuns. Como pode conhecer estas regras? E quem as faz?
Questões como obras, ruído, assim como os direitos e deveres dos condóminos são, muitas vezes, motivo para divergências entre quem habita no mesmo edifício.
Por isso, todas as regras necessárias à boa convivência entre vizinhos e à fruição e conservação das partes comuns, bem como os aspetos legais relacionados com estes pontos têm de estar compiladas num documento, votado e aprovado pelos condóminos.
Este regulamento aplica-se não só aos proprietários, mas também a quem vive em casas arrendadas, pelo que é fundamental conhecer o seu conteúdo. Afinal, é ele que define, por exemplo, se pode estender roupa na varanda ou em que condições é possível usufruir de equipamentos como jardins ou piscinas.
Assim, se vai mudar de casa, informe-se sobre as regras que vigoram no prédio para onde vai morar. Se o imóvel é novo, é fundamental (e quase sempre obrigatório) estabelecê-las quanto antes.
O Saldo Positivo explica, neste artigo, o que é o regulamento do condomínio e como funciona, bem como os requisitos que este deve cumprir.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.