Será que pode congelar alimentos que já foram descongelados? A dúvida é tão comum, que a resposta não nos poderia escapar. E é exatamente isso que hoje vamos partilhar consigo.
Uma das regras básicas que aprendemos quando começamos a lidar com cozinha é que um alimento depois de descongelado jamais pode voltar para o congelador. Pois bem, pesquisas recentes vêm demonstrar que, talvez, não seja bem assim. Desde que realizados alguns cuidados essenciais, talvez seja possível reaproveitar bifes e alimentos que acabam por sobrar.
CONGELAR ALIMENTOS QUE JÁ FORAM DESCONGELADOS: TUDO O QUE DEVE SABER
Quantas vezes descongelou uma quantidade de carne que pensava ser a indicada mas na hora de cozinha se apercebe que foi demais e depois acaba por ir parar ao lixo? Saiba que, desde que cumpridas algumas condições mínimas, é possível congelar alimentos que já foram descongelados.
E este facto não é dito por pessoas sem conhecimento de causa. É a própria entidade que regula a segurança alimentar dos Estados Unidos da América que confirma: é mais que possível, desde que este processo tenha sido levado da melhor forma.
Como descongelar corretamente alimentos
O processo de descongelação é absolutamente essencial para garantir que é possível, depois, congelar alimentos que já tenham sido descongelados.
Esqueça a moda de colocar os alimentos em cima da banca da cozinha. Na verdade, este é dos métodos mais perigosos. As bactérias adoram ambientes mais quentes e a carne vai sofrer uma grande alteração térmica e ficar mais vulnerável a isso. Deixe sempre o produto descongelar dentro do frigorífico e devidamente protegido. O microondas também deve ser evitado.
Além disso, caso os alimentos tenham sido descongelados fora do frigorífico, já não pode voltar a ser congelados.
Resumindo, é possível congelar alimentos que já foram descongelados, mesmo que não tenham sido cozinhados, desde que:
- Tenham sido descongelados corretamente no frigorífico;
- Estejam com características de produto saudável (sem mau cheiro nem aspeto viscoso);
- Sejam embalado corretamente num saco ou recipiente próprio para o efeito;
- Não tenham permanecido no frigorífico depois de congelado mais do que dois dias.
Verifique sempre o estado dos alimentos em questão e, à mínima dúvida, não arrisque. É preferível abdicar de um pedaço de carne do que passar alguns dias à volta de medicamentos e consultas no hospital.
Artigo originalmente publicado em Janeiro de 2021. Atualizado em Setembro de 2022.