Felizmente para quem não possuí um orçamento ilimitado, existem carros desportivos mais baratos.
Um carro desportivo, pelas suas características próprias (motor mais potente, design e materiais mais elaborados, entre outros), é, por norma, mais caro que um veículo de outros segmentos.
A desvalorização deste tipo de veículos também tende a ser mais lenta, o que significa que se podem encontrar, no mercado de usados, desportivos com 30 anos por valores bastante elevados.
Tendo em conta o enorme aumento da procura de carros desportivos e a dificuldade em encontrar preços acessíveis, selecionamos o nosso um top de carros desportivos baratos.
10 CARROS DESPORTIVOS BARATOS ATÉ 10.000€
Mazda MX5
O MX-5 encontra-se na sua quarta geração e é atualmente um dos descapotáveis mais vendidos no mundo.
Esta geração, que foi também a última a ser lançada, é atualmente usada em parcerias com a Fiat Chrysler Automobiles no Fiat 124 Spyder.
A primeira geração deste modelo foi lançada há mais de 30 anos, em 1989, e terminou em 1997.
Aquando do seu lançamento, o Mazda MX5 estava disponível com motor 1.6 litros de 4 cilindros em linha com 115 cavalos a 6.500 rpm.
Embora antiga, a primeira geração do MX-5 continua atual. Assim, encontramo-la à venda em Portugal com valores entre os 8.500€ e os 10.000€.
BMW Z3
Produzido entre 1995 e 2002, este automóvel apresenta uma imagem inspirada no visual luxuoso que o tornaram num dos mais desejados automóveis desportivos da época.
Foi um dos veículos usados por James Bond no filme “GoldenEye” tendo, graças a este filme, aumentado o nível de interesse por parte dos consumidores.
No mercado de carros desportivos usados podemos encontrar este veículo em versões roadster e coupé.
Se quiser comprar este automóvel e gastar menos de 10.000€, a opção roadster está disponível com um motor a variar entre os 1.8 e 1.9 litros de 4 cilindros em linha e os 114 e 138 cavalos.
Alfa Romeo Spider
Selecionamos para a nossa lista dos carros desportivos baratos, este veículo, especialmente dedicado a viciados em adrenalina e cabelos aos vento.
O modelo Spider foi comercializado pela Alfa Romeo entre os anos de 1966 a 1994, em quatro gerações distintas.
Este clássico descapotável de dois lugares ainda permanece no mercado com modelos vintage da série 2.0 que envelheceram bastante bem devido ao toque de beleza e agilidade.
A versão a gasolina conta com um motor 2.0 litros de 4 cilindros Twin Spark, debitando 155 cavalos.
Encontra-se no mercado de veículos desportivos usados por valores a rondar os 9.000€.
Mini Cooper S
O grupo BMW cresceu bastante com esta aposta ganha na Mini, muito devido às suas características desportivas derivadas de afinações desportivas ligadas ao solo e um centro de gravidade muito baixo.
Este modelo de origem britânica permanece na ribalta devido ao seu design moderno.
Depois do original ter sido descontinuado, a primeira nova geração do Mini Cooper foi lançada no final de 2000.
Modelos usados dos anos 2007 e 2008, a gasolina, podem ser obtidos por menos de 10.000€ com motor 1.6 litros servido por 170 cavalos.
Toyota Celica
Este modelo desportivo foi produzido entre 1970 e 2006.
Derivando de um design da Toyota que tinha como objetivo produzir um carro desportivo, apreciável de conduzir, mas económico.
Com este orçamento, encontram-se modelos com motores a gasolina das diversas potências que vão dos 105 aos 145 cavalos de potência.
Porsche 924
Performance. Equilíbrio. Velocidade.
Todas estas características são apresentadas em alto calibre neste modelo icónico produzido entre 1976 e 1988. Por isso, e muito mais, entra na lista dos carros desportivos baratos.
Apresenta um motor a gasolina variar entre os 2.0 e os 2.5 litros de 4 cilindros e com muitos cavalos de potência. A versão de 2 litros debita no total 125 cavalos de potência.
Este modelo chegou ainda a ter uma versão especial de corrida, o 924 Carrera GTR que atingia velocidade os 290 km/h, graças aos seus 375 cavalos.
Audi TT
Na nossa lista de carros desportivos baratos não podia faltar o Audi TT. Este veículo de duas portas, que já conta com três gerações e foi inicialmente fabricado no ano de 1998. Dois anos depois foi anunciado na lista ao prémio de carro do ano nos Estados Unidos.
O Audi TT marcou uma geração. O seu design arredondado e simples marcou a diferença e fez com que este modelo se destacasse dos seus concorrentes.
A plataforma usada para a montagem deste carro coincide com a usada pelo Volkswagen Golf MK4, Audi A3 e o Skoda Octavia.
Relativamente ao setor mecânico, conta com um motor 1.8 litros de 4 cilindros. As opções a nível de cavalos podem variar entre os 150 e os 241 cavalos.
A versão mais potente desta geração apresenta melhorias em todos estes campos, tendo um motor 3.2 litros de 250 cavalos.
Hoje, encontra-se a primeira geração deste veículo com valores a rondar os 8.000€ e os 9.500€.
Mercedes-Benz SLK
Este roadster de luxo da Mercedes foi criado com o intuito de apresentar um modelo que atendesse às principais necessidades de um aficionado por este tipo de veículos: desportivo, leve e compacto.
No total existem duas gerações do SLK. Atualmente, este modelo continua a existir, mas sob o nome de SLC.
Se procura um descapotável desportivo e barato, o SLK pode ser a solução perfeita.
Numa pesquisa rápida consegue encontrar várias versões a gasolina deste modelo com várias potências: desde os 136 até perto dos 200 cv de potência.
Honda CRX del Sol
Este automóvel compacto desportivo produzido no Japão entre 1992 e 1998 surgiu como sucessor do Honda CRX e foi desenhado com base no Honda Civic.
A referência “del Sol” apresenta-se neste veículo através do teto de abrir e da capota retrátil.
O motor pode variar entre os 1.5 e 1.6 litros de 4 cilindros em linha, que podem ir desde os 100 até aos 160 cv de potência.
Peugeot 207 CC
Terminamos a seleção de carros desportivos baratos com um Peugeot.
Confortável. Confiável. Económico. E, elegante.
O Peugeot 207 CC é a versão coupé e cabriolet do modelo 207 que veio substituir o tão conceituado 206 em 2006 e apresenta várias versões de carroçaria como a Compacto, SW e CC.
Este modelo segue o exemplo do 206 CC, o seu “irmão mais novo”, com um teto de aço adequado ao desejo insaciável de desfrutar da versão descapotável.
Encontramos em versões 1.6 litros de 4 cilindros por valores a rondar os 6.000€ e os 7.000€ e em versões 2.0 litros de 4 cilindros por valores a rondar os 8.000€ e os 9.000€.