Share the post "7 conselhos de mãe que ajudam muito na gestão da sua carreira"
Parte da razão pela qual os conselhos de mãe são tão valiosos é o facto de as mães quererem, sempre, o bem dos filhos. Dito isto, é também verdade que nem sempre aplicamos as sugestões que nos dão as nossas mães quando o assunto é a nossa vida profissional. Certo? Mas, pode ser bom fazê-lo. Descubra porquê.
7 conselhos de mãe que fazem analisar a sua vida profissional
Aqui ficam 7 sugestões que só uma mãe poderia dar.
1. Ponha-se em primeiro lugar
Este é um dos conselhos de mãe válidos para as mais variadas situações. No âmbito profissional, é especialmente útil, porque ao colocar-se em primeiro lugar vai dar prioridade àquilo que mais valoriza, ao exercício dos seus talentos, e, mesmo que a curto prazo possa ferir suscetibilidades, a médio-longo prazo esta difícil opção irá encaminhá-lo para o contexto profissional mais interessante para si. Em todos os aspetos!
2. A educação é tudo na vida
Ouvimos estas palavras repetidamente quando não sentimos vontade de estudar para os testes e manifestamos abertamente que o que mais queríamos era ter tempo livre. Mas a verdade é que a Educação é mesmo a chave para o sucesso pessoal e profissional. Educar-se, aprender continuamente, abre portas à verdadeira liberdade: a liberdade de escolha.
3. Promova-se, sem medo
Talvez tenha tido uma experiência negativa na área de promoção ou vendas, mas isso não significa que não deva promover o seu perfil e a sua “marca pessoal” no mercado de trabalho. Reconheça que algures no meio empresarial, ou no Mundo, alguém precisa dos seus serviços, e não conseguirá encontrá-los se não se promover devidamente.
4. Não revele o seu “número”
Um dos conselhos de mãe que deve transportar para todos os momentos de negociação da sua carreira é este. Seja na negociação de uma promoção ou na procura de um novo emprego, não seja o primeiro a revelar qual o salário que pretende receber. Passe a bola para o seu interlocutor e mantenha-se firme. Vai ver que se o fizer, adquire vantagem negocial.
5. Foque-se no momento presente
O multitasking foi popular até se perceber que só é vantajoso na realização de tarefas extremamente simples. Todas as atividades que requerem que ponha o seu cérebro a pensar, que exigem o seu envolvimento emocional e/ou a tomada de decisões complexas, devem ser realizadas uma a uma. Por isso, siga os conselhos de mãe: desligue o telemóvel, elimine as notificações das redes sociais, apague a televisão e concentre-se no momento presente. Os resultados vão falar por si.
6. Seja íntegro
Temos a certeza de que uma das maiores ambições de todas as mães é a de que os seus filhos sejam, mais do que bons profissionais, excelentes pessoas. Educação, integridade e honestidade são valores que deve exercer continuamente ao longo da sua carreira. De outra forma, não é possível construir uma carreira sólida.
7. Se trabalhar é um sacrifício, mude de trabalho
Se ir trabalhar todos os dias é um sacrifício para si, talvez esteja na hora de mudar de trabalho. Se não quer abdicar da sua segurança, comece já a procurar novas oportunidades enquanto se mantém vinculado ao seu atual emprego. Lembre-se: “é apenas um trabalho”.
Veja também: