A constipação é uma infeção das vias respiratórias superiores provocada por vírus e, normalmente, é benigna e desaparece gradualmente. Este quadro infeccioso atinge principalmente o nariz, a garganta e as cordas vocais. Por ser uma patologia muito frequente nos meses de outono e inverno, em parte devido ao facto de as pessoas passarem mais tempo em contacto próximo e em ambientes fechados, é preciso redobrar as medidas de prevenção e conhecer os melhores tratamentos de alívio dos sintomas.
Curisidades sobre a constipação
Um adulto saudável contrai duas ou três constipações por ano, com uma duração média do quadro a oscilar entre os 7 e os 10 dias. Já as crianças, têm habitualmente 5 a 8 infeções respiratórias virais por ano, principalmente nos dois primeiros anos de vida – e a recuperação total pode demorar até 3 semanas.
Quais são os sintomas da constipação?
- Dores de garganta;
- Dores musculares ligeiras;
- Congestão nasal;
- Obstrução dos seios perinasais;
- Febre;
- Tosse seca;
- Comichão e vermelhidão do nariz;
- Corrimento nasal intenso, transparente e fluido;
- Dificuldade em respirar;
- Espirros;
- Lacrimejar;
- Diminuição ou perda do olfato e do paladar.
Como é transmitida uma constipação?
A transmissão do rinovírus é tão simples e fácil de ocorrer, que se torna fácil perceber porque a constipação é tão comum. O vírus pode estar na ponta dos dedos e passar para outras pessoas através de um aperto de mão ou, indiretamente, através da contaminação do ar e do ambiente. Basta um espirro ou a temida tosse para que isso aconteça.
Cerca de 40% a 50% das superfícies em que habitualmente tocamos, como puxadores de portas ou carrinhos de supermercado, estão contaminadas com vírus. A transmissão faz-se desde um dia antes até dois dias depois dos sintomas aparecerem. Infelizmente, muito dificilmente se consegue desenvolver imunidade a todos os vírus, pois há mais de 200 tipos diferentes de rinovírus que podem causar a constipação.
Como tratar a constipação?
Para tratar um caso de constipação, o doente deve ter em atenção que não deve tomar antibióticos. Eles são contraindicados porque a sua eficácia é garantida nos quadros de infeção bacteriana. Quando falamos de viroses, eles nada podem fazer.
Para tratar os sintomas da constipação pode tomar antipiréticos, analgésicos e anti-histamínicos, mas tenha em atenção a orientação de um médico ou farmacêutico.
A gravidez e a constipação
Durante a gravidez, o sistema imunológico pode, por vezes, estar mais debilitado e isso deixa a porta aberta para alguns microrganismos entrarem e provocarem muitos desconfortos.
Para prevenir, faça uma dieta saudável e inclua muitas frutas, verduras e legumes. Estes super alimentos são poderosos quando o assunto é fortalecer o sistema imunológico. Privilegie ingredientes que contenham antioxidantes, que auxiliam no combate às infeções – como é o caso da vitamina C.
Pode também fazer outros tratamentos caseiros para a constipação. Tome nota:
- Várias vezes ao dia, utilize água do mar para limpar o nariz;
- Para reduzir a dor de garganta e a tosse, prepare um chá com mel e limão;
- Descanse o máximo que puder, pois o sono ajuda o corpo a recuperar;
- Beba bastante líquidos e tenha em atenção que os chás são especialmente indicados para dar a sensação de alívio dos sintomas da constipação;
- Procure sempre um profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento.
Veja também: