Se Consuegra é um nome pouco familiar, certamente que já ouviu falar das aventuras e da ilusória demanda de Dom Quixote de La Mancha.
O Cavaleiro da Triste Figura, acompanhado pelo fiel escudeiro Sancho Pança e montado do nobre cavalo Rocinante, luta contra moinhos de vento, guardando no coração a imagem de uma musa, a sua amada Dulcineia. Esta nunca aparece ao longo da história, mas é citada inúmeras vezes. A loucura de Dom Quixote sobrepõe-se sempre à realidade.
O romance (na verdade uma paródia a muitos romances históricos) é a obra maior de Miguel Cervantes e o livro mais importante da história literária espanhola.
E há de facto uma cidade, situada na região de Castela-Mancha, entre as planícies de La Mancha e os Montes de Toledo, que conta parte desta história. Um roteiro pela fantástica Consuegra.
Consuegra: cidade milenar que deve conhecer
Apesar de ter apenas cerca de 10 mil habitantes, Consuegra atrai anualmente milhares de visitantes, que procuram descobrir não só os famosos moinhos de vento de Dom Quixote, mas também monumentos com mais de 2 mil anos de história.
Uma das principais atrações da cidade é o Castelo de Consuegra, construído no século XII e um dos mais bem preservados castelos espanhóis. Vale a pena visitar também a Igreja de Santa Maria, conhecida por sua arquitetura única, e os vários museus da cidade, como o Museu de Arte Sacra, o Museu de História e o Museu de Arqueologia.
De origem romana, a visita a esta pequena cidade é uma autêntica viagem à época medieval, por entre monumentos com muitas histórias para contar.
Os famosos Moinhos de Vento
Localizados no Monte Calderico, uma saliência rochosa que se ergue por cima da planície de La Mancha, o conjunto de doze Moinhos de Consuegra é a principal atração turística da cidade.
Datados do séc. XVI, cada um é nomeado segundo os personagens do célebre romance de Dom Quixote: Sancho, Rucio, Bolero, Espartero, Mochilas, Mambrino, Vista Alegre, Cardeño, Alcancía, Chispas, Caballero de Verdegabán e Clavileño.
Tinham como função transformar trigo em farinha, e transitavam de geração em geração. Atualmente, cinco continuam em funcionamento, e o moinho Sancho mantém mesmo o seu mecanismo original. Este moinho é também palco da anual festa da Rosa del Azafrán de Consuegra.
Bolero é hoje uma oficina de turismo, Caballero de Verdegabán funciona como restaurante, onde os visitantes podem degustar produtos da região, e Mambrino uma pequena loja de comércio local.
Castillo de la Muela
Outro ponto a não perder é o Castillo de la Muela, ou Castelo de Consuegra, de origem muçulmana, erguido originalmente no século VIII. No entanto, em 1813, a sua construção foi destruída durante a Guerra Peninsular, mas o castelo foi reconstruído em 1962 pela Ordem de São João de Jerusalém.
Conta com três recintos defensivos e apresenta uma grande estrutura central, com duas torres cilíndricas nas laterais.
Atualmente, da sua fortaleza restam apenas as ruínas, e a sua visita é uma viajem até aos tempos medievais.
Igreja de Santa Maria
A Igreja de Santa Maria foi construída em 1723 e foi conhecida durante largos anos como Igreja do Convento de Santo António dos Franciscanos.
A sua arquitetura é do estilo mudéjar e a sua nave única é bem típica de Toledo. No interior da igreja, encontra-se uma representação da padroeira de Consuegra, Maria Santíssima a Branca.
Igreja Santíssimo Cristo de Vera Cruz
Construída no século XVIII, a fachada Igreja Santíssimo Cristo de Vera Cruz combina os dois estilos arquitetónicos: castelhano-mudéjar e neoclássico.
Possui um grande hall de entrada e uma cúpula coroada por uma lanterna, visível de praticamente qualquer ponto da cidade.
O local dispõe também de um museu que alberga as coleções e objetos sacros do Santísimo Cristo de Vera Cruz, desde a construção da ermida até à atualidade.
Praça de Espanha
Localizada no centro da cidade, a Praça da Espanha é uma paragem obrigatória em visita à cidade por ser onde se reúnem algumas das principais atrações.
Nesta praça irá encontrar importantes pontos turísticos de Consuegra, como o Ayuntamiento, a Câmara Municipal, e o Museu da Arqueologia de Consuegra.
Museu da Arqueologia
Situado num edifício do século XVII, no centro da cidade e junto à Praça de Espanha, o Museu de Arqueologia de Consuegra, acolhe diferentes exposições que vão do Período Neolítico até ao século XIX.
O seu espólio é formado por todo o tipo de objetos, desde armas, selos reais, peças de vestígios romanos, além de utensílios do uso quotidiano dos povos que passaram pela região.
Não deixe de visitar esta região de turismo rural e aventure-se nas lendas de tempos medievais e nos fantásticos, e imaginários, duelos de Dom Quixote com os gigantes. Coloque já na sua agenda uma visita a Consuegra.