Hoje em dia, quase toda a gente tem uma conta à ordem, também conhecida por conta corrente ou depósito à ordem, sendo quase impossível viver sem uma.
Este é, provavelmente, o produto bancário mais generalizado e serve para que as pessoas coloquem todo o seu dinheiro num lugar seguro, em vez de o deixarem guardado nas suas casas.
Conta à ordem: tudo o que precisa de saber
Abrir uma conta à ordem é estabelecer um contrato entre o cliente e o banco, que se torna no fiel depositário do dinheiro colocado na conta, do qual o titular da mesma é proprietário.
Nesta modalidade, o banco fica obrigado disponibilizar ao titular da conta cartões ou cheques e ainda a restituir a qualquer altura o dinheiro que o cliente lhe confiou, ou seja, o valor inserido na conta à ordem encontra-se sempre disponível para o cliente.
O titular pode levantar o seu dinheiro em caixas Multibanco ou usá-lo para fazer transferências bancárias ou pagamento de serviços, por exemplo.
Facilidade na movimentação do dinheiro
A conta à ordem permite ao seu titular uma maior facilidade de gestão e movimentação de dinheiro sempre que o mesmo precisar, tendo vindo a ser alvo de melhorias pelos bancos em relação às formas de movimentação desse montante.
Os cartões bancários, o serviço telefónico e a Internet têm contribuído bastante para a crescente comodidade e rapidez de acesso a vários produtos e serviços bancários.
Como movimentar o dinheiro da conta à ordem
Os meios mais usados pelos clientes para a movimentação do dinheiro são:
- Cartão de débito;
- Cheque;
- Transferências;
- Ordens de pagamento.
Características da conta à ordem
Este tipo de conta permite:
- Flexibilidade de movimentação;
- Gerir melhor o dia a dia;
- Acesso a vários produtos e serviços.
Montante necessário para abrir uma conta à ordem
Existe um valor estabelecido pela maioria dos bancos para que o cliente consiga abrir uma conta à ordem, não podendo ser geralmente inferior a 250€, a quantia necessária para ser o saldo médio da conta.
É possível abrir a sua conta à ordem com um valor inferior ao mencionado, mas acabarão por lhe serem cobradas despesas de manutenção.
Custos associados à conta
À exceção de contas à ordem com características especiais, como, por exemplo, contas ordenado ou contas jovem, todas as outras possuem encargos de manutenção que serão determinados consoante o envolvimento comercial ou o uso da conta à ordem.
Uma vez que o custo de manutenção varia de banco para banco, pesquise as melhores opções disponíveis no mercado para conseguir, assim, economizar mensalmente algum dinheiro.
Juros da conta à ordem
Cuidado com o valor dos juros quando escolher o banco para abrir a sua conta, pois estes costumam ser contados diariamente e de acordo com o saldo médio e a taxa de juro em vigor.
As taxas podem ser determinadas consoante os escalões ou pelo sistema de taxa única. No caso do titular da conta ter direito a juros, os bancos costumam creditá-los todos os meses.
Documentos necessários para abrir uma conta à ordem
Quando for abrir uma conta no banco, terá de apresentar documentos e elementos que contenham estas informações:
- Nome completo e assinatura;
- Morada completa;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade;
- Profissão e Entidade Patronal, se houver;
- Cargos Públicos que exerça;
- Tipo, número, data e entidade emitente do documento de identificação.
No caso de Pessoas Coletivas, os documentos e elementos a apresentar são:
- Número de Identificação de Pessoa Coletiva;
- Endereço da sede;
- Objeto;
- Denominação Social;
- Identidade dos titulares dos órgão de gestão da Pessoa Coletiva;
- Identidade dos titulares de participações no capital e nos direitos de voto da pessoa coletiva de valor igual ou superior a 25%.
Depois de apresentar todos os documentos e elementos de acordo com Aviso n.º 11/2005 do Banco Portugal, deve preencher a ficha de assinaturas que o banco disponibiliza para a abertura da conta à ordem.
É nessa ficha, que representa o contrato realizado entre o banco e o cliente, que deverão estar referidas todas as condições, direitos e obrigações para as partes envolvidas.
Não se esqueça de ler com atenção as condições gerais da abertura de conta, que surgem em anexo à ficha mencionada. O banco tem a obrigação de disponibilizar esta informação ao cliente.