É muito comum os consumidores ajudarem os fornecedores de energia e água a fazerem as contas no final do mês. Entregar, regularmente, a contagem da luz e da água é uma ajuda a quem fornece o serviço, mas também tem grandes vantagens para quem o consome. Descubra-as.
As vantagens de fazer a contagem da luz e da água
Entregar, por iniciativa própria, a contagem da luz e da água é o primeiro passo para um orçamento familiar mais estável, sobretudo se viver numa zona periférica e não numa grande cidade.
O motivo é simples: com tantos milhões de clientes e um igual número de contadores espalhados por todo o país, é praticamente impossível para as empresas fornecedoras de energia e água anotar, todos os meses, os consumos de toda a gente a tempo de emitir as respetivas faturas.
A forma que estas empresas têm de contornar o problema da contagem da luz e da água é tudo menos vantajosa para o consumidor: elas analisam os consumos passados e, com base neles, estimam os consumos atuais. Simplificando um pouco, deduzem que as famílias gastam sempre a mesma quantidade de eletricidade ou de água, e cobram algumas mensalidades baseadas não no consumo real, mas num consumo estimado.
O problema destas estimativas é que elas nunca correspondem aos consumos reais, ou seja, as empresas nunca acertam na matemática. O resultado são os acertos: quando os funcionários das empresas vão a casa dos consumidores consultar os contadores, anotam o consumo real e detetam as discrepâncias.
Nesse mês, o consumidor vai ter uma surpresa: ou vai pagar o que consumiu e ainda tudo o que gastou e não foi cobrado nos meses anteriores, ou vai perceber que andou meses a pagar muito mais do que aquilo que consumiu. Em qualquer dos casos, não é uma novidade agradável.
Se entregar a contagem da luz e da água, no entanto, o consumidor protege-se e evita esta situação, porque diz às empresas fornecedoras quanto consumiu realmente. Vai, por isso, pagar apenas o que gasta e deixar de depender de estimativas.
Como fazer a contagem da luz?
Para fazer a contagem da luz ou da água vai precisar, primeiro, de descobrir a plataforma de comunicação com o seu fornecedor. Na maioria dos casos existe uma aplicação que pode instalar no telefone, mas também há empresas que permitem a comunicação das contagens nos sites da internet. Confirme com os seus fornecedores qual a melhor opção para si.
Uma vez encontrada a plataforma, só tem de aprender a “ler” o que o seu contador diz. Aqui o processo não é difícil, mas difere consoante o modelo do seu aparelho.
Num contador inteligente
O contador inteligente, que é o mais recente, está em contacto permanente com a operadora e por isso não há necessidade de ir consultar as contagens. Vai ser sempre cobrado pelo consumo real, mesmo que não tenha sido visitado por nenhum técnico.
Recorde-se que a e-Redes anunciou recentemente que pretende concluir a instalação dos contadores inteligentes ou smart meters em todas as casas até 2024, o que significa o fim das estimativas e dos acertos. Por isso, daqui a dois anos, todos os consumidores pagarão pelo seu consumo real.
Num contador eletromecânico
Anote todos os números que estão à esquerda da vírgula. Ignore todos os números que estão à direita da vírgula ou assinalados a vermelho.
Não se esqueça de anotar os consumos das horas de vazio, ponta e fora de vazio, caso tenha uma tarifa bi-horária ou tri-horária.
Num contador estático
Nestes contadores, o ecrã vai mostrando várias sequências de números. Observe o contador e espere até identificar, no ecrã, a informação com a data e depois a hora. Após a indicação da hora, o contador vai começar a dar-lhe os dados que precisa, pela ordem certa: o consumo na hora de vazio, na de ponta e na de cheia.
Num contador híbrido
Nestes contadores tem de clicar no botão de função para aceder aos números da contagem. Ao carregar no botão, os números vão aparecer acompanhados de símbolos: um sol para a contagem das horas de fora de vazio; uma lua para as horas de vazio e um “^” para as horas de ponta.
Ler a contagem da água
Tal como faz para ler a contagem da luz, nos contadores da água só tem de anotar os números que estiverem à esquerda da vírgula, ignorando o que estão à direita da vírgula e/ou assinalados a vermelho.
Se se enganar na contagem da luz e da água
Se perceber que comunicou as contagens erradas ao seu fornecedor, deve entrar em contacto com a empresa com a maior brevidade possível. A empresa vai agendar uma visita de um técnico para anotar o consumo real atual do contador e proceder aos acertos na fatura desse mês.
Nestes casos, prepare-se para uma surpresa: se tiver comunicado consumos em excesso, a fatura deste mês vai ser mais baixa (porque o fornecedor vai creditar o que pagou a mais). Se tiver comunicado consumos a menos, a fatura deste mês vai ser mais alta, porque o fornecedor vai cobrar os valores em falta.
Se a diferença for muito grande – quer para menos, quer para mais – existe sempre a possibilidade de acertar as contas aos poucos, dividindo o acerto por várias faturas ao longo dos meses.