Tem o nome científico de Taraxacum officinale e é uma planta medicinal que também pode ser conhecida como coroa-de-monge, quartilho e taráxaco. Mas, apesar das propriedades curativas do seu chá, há contraindicações do chá dente de leão que importa conhecer.
Ainda que seja uma infusão ótima para auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado e pâncreas, além de doenças de pele, também há cuidados a ter em atenção prevenir-se de efeitos secundários indesejados.
Contraindicações do chá de dente de leão
Problemas renais
Quem sofre de patologias ligadas aos rins, como cálculos renais, por exemplo, deve evitar o consumo deste chá. Uma infusão de dente de leão contém oxalatos, substâncias que dificultam a absorção de cálcio pelo organismo. Tal, favorece o aparecimento de pedras nos rins.
Problemas de estômago
Todos os que padecem de gastrites, úlceras e azia devem ter cautela com este chá. É que esta planta estimula a produção de sucos gástricos, o que vai irritar o estômago e piorar os sintomas das doenças anteriormente enumeradas.
Problemas de vesícula
Se este até pode ser um bom chá para quem tem problemas de fígado, o mesmo não se pode dizer para quem tem problemas de vesícula. Esta planta possui um ativo medicinal, os colagogos, que impulsiona a atividade da vesícula biliar. Essa atividade pode ser nociva para quem tem problemas de vesícula, pois pode resultar numa produção excessiva de bílis.
Gravidez
Não há nenhuma contraindicação específica em relação a este chá e a gravidez. Porém, há que lembrar que algumas infusões têm propriedades abortivas. Por isso, a nossa sugestão é que, se está grávida, pergunte primeiro ao seu médico quais os chás que pode beber, sem re
Anticoagulantes e antibióticos
Outra particularidade deste chá é que ele não deve ser consumido, se estiver a fazer medicação deste tipo, pois ele é capaz de interferir na eficácia desses fármacos.
Outros
Este chá também não deve ser consumido por indivíduos com hipersensibilidade a esta planta, que sofram de oclusão intestinal. Em alguns casos, esta infusão pode provocar reações alérgicas.
Benefícios do chá de dente de leão
Se começámos por falar das contraindicações do chá dente de leão, seria injusto não apontar algumas das suas caraterísticas mais positivas.
A raiz e as partes aéreas da planta ajudam no tratamento de problemas digestivos, falta de apetite, transtornos biliares, doenças hepáticas, hemorroidas, gota, reumatismo, eczemas, patologias renais e vesicais e diabetes.
Além disso, este chá também favorece a eliminação da urina e, por isso, contribui para combater a retenção de líquidos e a tensão alta. De salientar que a raiz tem um efeito laxante.
O dente de leão é, ainda, uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de minerais, como o potássio.
Como consumir dente de leão?
Além do já referido chá de dente de leão, pode também fazer um sumo de dente de leão. Tem dúvidas de como fazê-lo? Nós explicamos.
Chá de dente de leão
Ingredientes
150 mL de água
1 colher de sopa de raiz de dente de leão esmagada
Modo de Preparação
- Deite 150 mL de água fervente sobre uma colher de sopa de raiz esmagada e deixe repousar durante 10 minutos. Beba uma chávena deste chá 3 vezes por dia, antes das refeições.
Sumo de dente de leão
Ingredientes
Folhas novas de dente de leão
Água de coco
Modo de Preparação
- Bata as folhas num processador, juntamente com a água de coco e tome três vezes por dia. Pode misturar com outros sumos naturais, como os de maçã, hortelã ou gengibre, por exemplo.