Nos anúncios parece tudo muito fácil, mas quem já foi ao banco pedir dinheiro emprestado sabe que não é bem assim e que estes não enchem o bolso a qualquer um. Se vai precisar de ajuda com alguma despesa, trazemos-lhe algumas dicas para convencer o seu banco a dar-lhe crédito sem o despachar com taxas assustadoras.
Pegue num bloco e anote: estas dicas vão certamente fazer toda a diferença no momento em que se sentar com quem assina os cheques.
Como convencer o seu banco a dar-lhe crédito
1. Dê garantias ao banco
Se tem casa própria ou outro bem cujo valor cobre o que quer pedir emprestado, o banco vê menos risco e fica mais disposto a emprestar-lhe o dinheiro.
2. Seja jovem
Pode parecer cruel, mas os bancos olham para os números. Um cliente de 60 anos tem mais probabilidade de morrer antes de pagar o crédito do que um de 20. O banco não perdoa.
3. Não tenha dívidas
Se o banco sabe que deve dinheiro a alguém, não vai arriscar emprestar-lhe mais. Mantenha as contas em dia para não ficar com má fama.
4. Tenha historial
É mau ter dívidas em atraso, mas também não é bom nunca ter tido um crédito, porque o banco não sabe se é pontual a pagar. A dúvida nunca é boa nestes casos.
5. Tenha uma relação com o banco
Se abriu conta há três meses, não espere do banco a mesma disponibilidade que teria se fosse cliente há dez anos. As relações constroem-se com o tempo.
6. Tenha rendimentos fixos
A estabilidade financeira diz ao banco que, em princípio, não vai perder a capacidade de pagar o que deve. Um salário estável e um contrato de trabalho ajudam muito a dissipar as dúvidas na hora de pedir dinheiro.
7. Faça pouco esforço financeiro
Se precisar de gastar dois terços do salário para pagar as dívidas, o banco receia que, de um dia para o outro, não consiga mais cumprir os pagamentos. Garanta que a percentagem do rendimento dedicada ao pagamento de empréstimos é pequena.
8. Dê entrada
Além de pedir menos dinheiro, mostra ao banco que está empenhado em suportar as despesas. É como mostrar que a relação merece empenho das duas partes: dá confiança.
9. Tenha um fiador
Vai precisar que alguém confie muito em si para se arriscar, mas se conseguir um fiador o banco fica logo mais disponível para lhe emprestar dinheiro. Afinal, se não pagar o banco sabe a quem pedir.
Use estas dicas dicas para convencer o seu banco a dar-lhe crédito e para conseguir spreads mais reduzidos e empréstimos mais baratos. Afinal, um crédito é sempre um negócio e corre tanto melhor quanto mais seguras as duas partes se sentirem.
Veja também: