A conversa secreta no Messenger do Facebook, agora Meta, faz parte das funcionalidades introduzidas nesta rede social durante a última década e que garantiram a sua evolução e adaptação às necessidades dos novos tempos.
A preocupação crescente com a privacidade de uma população que cada vez mais utiliza os chats das redes sociais para comunicar em todas as áreas públicas e privadas da sua vida, espelha-se claramente nesta função disponibilizada desde 2017.
Numa rede social que ainda marca presença no grupo das 4 redes sociais com mais utilizadores em todo o mundo, a privacidade que parece estar garantida pela conversa secreta do Messenger sugere que os milhares de utilizadores desta rede podem comunicar sem receito de estarem a ser vigiados.
Mas o que é mesmo uma conversa secreta numa rede social e até que ponto ela pode ser efetivamente secreta?
O que é uma conversa secreta no Messenger?
Nesta funcionalidade do Messenger, a Meta garante aos utilizadores que podem ter uma conversa exclusiva com alguém dos seus contactos e que ninguém irá intercetar ou ver sobre o que comunicam, nem mesmo o próprio Messenger.
Isto porque a conversa será encriptada de ponta-a-ponta, o que significa que, desde que se inicia num utilizador até à sua chegada ao destinatário ou vice-versa, ninguém para além destes dois comunicadores terá acesso à sua descodificação.
Os únicos capazes de ver e aceder a este tipo de conversa são os próprios interlocutores envolvidos na mesma, quer ela seja de texto, imagem, vídeo ou som. Mas claro que há um possível ponto fraco nesta conversa secreta do Messenger. E ele acontece apenas de alguma das pessoas envolvidas na conversação decidir fotografar o ecrã durante a mesma e posteriormente partilhar esse print-screen com terceiros.
Outra vantagem da conversa secreta do Messenger é a possibilidade do seu utilizador poder definir o tempo durante o qual as suas mensagens ficarão disponíveis na conversa.
Ele pode definir uma espécie de cronómetro que fará com que as suas mensagens neste chat criptografado fiquem para sempre disponíveis ou apenas durante alguns segundos, ao definir o o momento em que deverão ser apagadas.
Como acionar este modo
A primeira coisa que terá de fazer é abrir a sua aplicação no telemóvel. As conversas secretas do Messenger só estão disponíveis na aplicação móvel para iOS e Android e não são possíveis de fazer através do seu site.
Uma vez aberta a aplicação, clique no ícone que apresenta um lápis no canto superior direito. Ao fazê-lo, nesse mesmo local, irá surgir um ícone com um cadeado como se esse cadeado estivesse desativado. Toque-lhe e ative-o, arrastando-o para a direita.
Agora, basta escrever a sua mensagem e optar por definir ou não o seu tempo de duração andes que seja definitivamente apagada.
Será fácil identificar as conversas que são secretas na sua lista de conversas – isto se não pediu para que desaparecessem – já que visualmente irá surgir um ícone com um cadeado associado a cada uma delas.
Lembre-se que estas conversas serão apenas visíveis no dispositivo em que foram criadas e no dispositivo que o destinatário utilizar para abrir a conversa. Isto porque para que a encriptação seja eficaz, esta comunicação irá atribuir uma chave de descodificação própria a cada dispositivo envolvido e através de mais nenhum outro será capaz de lhe aceder.