Apesar de ser já um hábito para muitos portugueses ir abastecer a Espanha, outros confessam que só agora com o aumento do IVA é que começam a colocar esta hipótese.
Para quem vive perto da fronteira, é bem mais compensatório ir a Espanha abastecer de combustível já que desde 1 de Janeiro temos uma taxa de IVA de 23%.
A diferença nos preços é significativa, especialmente, na gasolina que chega a ser de 26 cêntimos o litro, se compararmos, por exemplo, um posto Galp em Vila Real de Santo António com outro da mesma petrolífera, a poucos quilómetros, em Ayamonte.
Em muitos postos de abastecimento são mais os automobilistas portugueses que espanhóis, o que demonstra bem o descontentamento e o quão intoleráveis são os preços em Portugal, daí procurarem alternativas para poupar no combustível.
Além do gasóleo e da gasolina, muitas são as pessoas que procuram o gás, a praticamente metade do preço.
Muitos portugueses têm já o hábito de ir a Espanha todas as semanas atestar o depósito e não só. Também procuram comida, artigos de higiene, especialmente em grandes superfícies.
Recorde-se que em Portugal já se registam valores históricos nos preços dos combustíveis com a gasolina a 1,513 € por litro e o gasóleo a 1,318 € o litro.