Cortar cebola é um martírio para si? Já tentou várias técnicas para conseguir cortar a cebola sem chorar mas não tem tido sucesso? Percebemos o seu problema porque, para muitos, o dilema já foi o mesmo e esta é uma questão que teima em ser colocada pelos aspirantes ou cozinheiros já experientes. Descobrimos quatro técnicas infalíveis para cortar cebola sem chorar de forma rápida e sem verter uma única lágrima. Não acredita? Experimente e depois venha cá contar se funcionou.
4 técnicas infalíveis para cortar cebola sem chorar
1. Use uma faca afiada
Ao cortar a cebola a faca destrói as enzimas e este processo que faz chorar. Se a faca estiver afiada, o corte é mais preciso, menos enzimas são libertados, logo, menos lágrimas. Mesmo que use que outras técnicas para cortar cebola, faça-o sempre com uma faca afiada.
2. Coloque as cebolas no congelador
Sim, leu bem: coloque as cebolas no congelador durante 10 a 15 minutos. Por estar fria, a cebola liberta menos enzimas que provocam a irritação nos olhos e as lágrimas. Segundo quem já experimentou, esta é a técnica mais eficaz para cortar cebola sem chorar.
3. Corte a cebola dentro de água
A técnica é eficaz, porém, pouco prática porque ao cortar a cebola dentro de água os pedaços fogem para todo o lado. No final, acaba a pescar pedaços de cebola que depois tem que escorrer. Se conseguir segurar na cebola sem deixar que os pedaços escapem, este método funciona.
4. Corte a cebola perto de água quente
Diz quem experimentou que, ao cortar a cebola junto a água quente corrente ou ao vapor de um jarro elétrico, por exemplo. O vapor da água absorve os vapores da cebola que acabam por desaparecer sem provocar irritação nos olhos.
Como cortar a cebola mais rápido?
A técnica mais simples e rápida, usada pelos cozinheiros em todo o mundo, consiste no seguinte:
1. Descasque a cebola e corte a extremidade que tem a raiz verde
2. Parta a cebola a meio, no sentido longitudinal, ou seja, de raiz a raiz
2. Numa tábua, coloque uma metade com a parte plana virada para baixo
3. Com uma faca afiada, corte a cebola em tiras, na transversal, até um centímetro da raiz – isto permite que a cebola se mantenha unida
4. Agora, também sem chegar à raiz, corte a cebola na horizontal, nos níveis que precisar
5. Por fim, apoie a ponta da faca na tábua, vá guilhotinando a cebola e assim obtém pequenos cubos
Para saber fazer este e outros cortes de cebola como um verdadeiro Chef, veja este vídeo da Santa Rita e, em pouco tempo, vai conseguir cortar cebola como um profissional.
Veja também: