A Costa Nova, em Ílhavo, é particularmente conhecida pelas suas casas de riscas coloridas que se estendem em frente à ria de Aveiro. Este destino é especialmente procurado pela sua proximidade com algumas praias. Além disso, a gastronomia é ótima, com muitos restaurantes de peixe e marisco.
O nome desta localidade – Costa Nova do Prado – surgiu no início do século XIX e referia-se a uma nova povoação piscatória. Já o ter “Prado” remete para uma zona verdejante que existia nas imediações.
Por esta região passaram nomes conhecidos como Eça de Queirós, Guerra Junqueiro ou Oliveira Martins. Além de estância balnear, esta foi uma zona sempre marcada por muita animação e atrativos que captavam muitos turistas e visitantes.
9 locais que deve visitar na Costa Nova do Prado
Casas da Costa Nova
As míticas casas da Costa Nova são local de passagem obrigatória. Começaram por ter a função de palheiros, para guardarem os materiais de pesca e alfaias, dos pescadores que dali partiam para o mar. Depois, serviram também como armazéns de salga da sardinha. Finalmente, ganharam a forma atual de casas coloridas, construídas com tábuas na horizontal, usando sobretudo a cor vermelha. Atualmente, servem de alojamento para quem quer descansar e passar umas agradáveis férias.
Praias da Vagueira e de Mira
Nas imediações, existem duas praias – da Vidigueira e de Mira -, nas quais pode assistir à arte xávega. Esta é uma arte antiga de pesca, feita de forma artesanal e em que as redes de pesca são puxadas por parelhas de bois. Uma prática antiga a que pode assistir nestes dois locais, fazendo uma espécie de viagem no tempo.
Mercado do Peixe
Como já referimos, a Costa Nova é também conhecida pelo se bom peixe e marisco. Por essa razão, ir ao Mercado do Peixe é um excelente programa, pois lá pode encontrar e comprar o peixe e marisco mais frescos quer da ria, quer do mar.
Mais informações, aqui.
Passadiço/ciclovia
A Costa Nova também é conhecida pelas suas zonas que convidam ao passeio, tal como este passadiço/ciclovia, onde pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, com a ria de Aveiro como companhia. Enquanto percorre esta via, observe a Ponte da Barra, a Praia da Barra e a Praia da Vagueira.
Praias da Barra e da Vagueira
Para além da arte xávega, há vários desportos aquáticos que pode aí praticar, tais como surf, canoagem, kitesurf, entre outros.
Tripa
Típica deste destino é a tripa, um exemplar da doçaria local, confecionada com bolacha americana e com diversos recheios. Por ser uma iguaria tradicional desta zona, é possível encontrá-la à venda em vários quiosques, sobretudo os que se estendem marginal fora.
Passeios de barco
São várias as empresas que possibilitam passeios de barco na ria e no mar. Esta é sempre uma boa oportunidade de ficar a conhecer a localidade, admirar alguns dos seus encantos e atrativos e descobrir paisagens deslumbrantes. Uma atividade a não perder.
Farol da praia da Barra
A praia da Barra, já mencionada nesta lista, tem ainda um outro atrativo, para além do seu areal e dos banhos de sol que possibilita. Nela, ergue-se o mais alto farol português. Este feito é não só merecedor de nota e de um olhar mais atento, como de uma fotografia que, se bem tirada, pode dar um excelente postal de férias para enviar à família.
Museu Marítimo de Ílhavo
Todas as regiões têm os seus museus locais que importa visitar e conhecer pois, no fundo, dão-nos mais informações sobre a zona em que estamos. Neste caso, o Museu Marítimo permite ficar a saber mais sobre as artes do mar, o Vouga, o barco de recreio e lazer e a única classe portuguesa de vela.