A Costa Vicentina é a zona do litoral europeu mais bem conservada e cuja beleza continua a cativar quem a visita pela primeira vez ou quem lá regressa com frequência.
Coincidindo com parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano até à parte mais ocidental do Algarve, a Costa Vicentina começa em Odeceixe e é uma zona dominada por praias incríveis, sendo indubitavelmente classificada como um dos lugares mais incríveis de Portugal continental.
Costa Vicentina: onde ir
Sendo uma zona tão extensa, a Costa Vicentina reúne muitas cidades e pontos de interesse que vão fazê-lo perceber os encantos do litoral português. Descubra os locais imperdíveis.
Porto Covo
Porto Covo é uma vila com várias praias de tal grandiosidade e beleza, que vão marcar qualquer viagem pela Costa Vicentina. De lá vista-se a famosa Ilha do Pessegueiro, imortalizada numa música de Rui Veloso.
No centro desta pequena vila continua a dominar o casario típico, com pequenas habitações caiadas de branco com apontamentos de cor. Esta calma aparente ganha mais animação na época de verão.
Vila Nova de Mil Fontes
Há quem a chame de “Princesa do Alentejo” e, como tal, todos querem uns dias em Vila Nova de Mil Fontes, para comprovar o porquê da denominação.
Descubra o Forte de São Clemente, também conhecido como Castelo de Milfontes, o Monumento aos Aviadores e dê um bonito passeio pelo Portinho do Canal, sobretudo na altura em que os barcos atracam.
Zambujeira do Mar
Esta zona é mais famosa pela realização do festival de música: Também aqui a música MEO Sudoeste, que é um dos mais animados em Portugal e que anualmente atrai milhares de pessoas à região.
Uma paisagem bucólica, com praias incríveis, rodeadas de falésias íngremes que vale muito a pena conhecer.
Cabo Sardão
Não muito longe da Zambujeira do Mar, poderá conhecer o Cabo Sardão, que é o ponto mais ocidental de toda a costa alentejana.
Se procura locais mesmo calmos, tranquilos, onde reina a paz e o sossego, então tem mesmo que conhecer este destino na Costa Vicentina.
O que fazer na Costa Vicentina
Nem só de bonitas paisagens é feita a Costa Vicentina. Conheça algumas atividades para ocupar o tempo, para todos os gostos.
Trilhos pedestres
Bem que pode fazer longas e relaxantes caminhadas pelas praias, mas por que não explorar os trilhos da região e que compõem a Rota Vicentina? Há vários percursos disponíveis:
- Caminho Histórico de 250 quilómetros e classificado em 2016 como “Leading Quality Trails – Best of Europe”;
- Percursos circulares, que são mais curtos e ideais para iniciantes;
- Trilho dos Pescadores: apenas para caminhantes bastante experientes, pois terão que lidar com as discrepâncias das falésias e bastante vento.
Monumentos a descobrir
Percorrer a Costa Vicentina é ter a oportunidade de conhecer alguns marcos históricos e edifícios reconhecidos, como Castelo de Aljezur, uma construção árabe do séc. X; a Igreja e a Fortaleza da Carrapateira, que datam do séc. XVII; Farol do Cabo de São Vicente, no Promontório de Sagres, e de onde vem o nome da região.
Observação de golfinhos
Que nunca se imaginou num barco em alto mar, com os golfinhos a nadar ao lado, como se nos acompanhassem numa jornada incrível, que levante o braço. Talvez seja um cenário com que muitos realmente apenas sonhavam e que podem colocar em prática na Costa Vicentina. Pode alugar um barco para o efeito ou comprar uma viagem nas companhias que as disponibilizam.
O que comer na Costa Vicentina
As cozinhas alentejana e algarvia têm como base o peixe e o marisco de grande qualidade e não faltam bons restaurantes com comida típica e tradicional, com sabores bem caseiros.
No Alentejo, é sabido que se come bem e a gastronomia da região reflete anos de dificuldades económicas e poucos recursos, dotando-a de grande criatividade e imaginação para aproveitar os alimentos que existiam em abundância. Assim, são também muito comuns as refeições que incluam porco, borrego e pão. Saiba quais os pratos tradicionais da Costa Vicentina:
- Açorda à alentejana;
- Carne de porco à alentejana;
- Ensopado de borrego;
- Sopa de cação;
- Sopa de tomate;
- Sopa de toucinho;
- Cozido à Portuguesa à moda do Alentejo.
Melhores praias na Costa Vicentina
Deixamos o melhor para fim: algumas das praias mais incríveis de Portugal, e da Europa, encontram-se precisamente na Costa Vicentina. Sabe quais são?
Praia de Odeceixe, Aljezur
Localizada no extremo norte da região, em Aljezur, a praia de Odeceixe é bastante atrativa para famílias com crianças, dado que é o local onde desagua o mar, sendo ao mesmo tempo uma praia fluvial.
Uma mistura interessante, onde não faltam bares e esplanadas, para que nada falte nas suas férias.
Praia do Carvalhal, Grândola
Esta praia fica no meio de um vale com um riacho e tem uma dimensão média. Porém, como está rodeada de arribas recortadas, está sempre protegida de eventuais ventos fortes.
Praia da Arrifana, Aljezur
Até há alguns anos atrás, a praia da Arrifana era mais frequentada por surfistas. Porém, com a abertura de várias escolas de surf e alojamentos locais, aumentou o número de turistas que aqui se encontram, mesmo em época baixa. Bem perto está a vila de Aljezur, ideal para momentos de passeio e para se deliciar com a gastronomia local.
Praia das Furnas, Odemira
É uma praia fluvial, que, durante a maré vazia, se estende para lá da foz do Rio Mira, o que leva à formação de pequenas enseadas no areal entre as rochas.
É um excelente local para a prática de desportos náuticos, como windsurf, vela ou canoagem.
Praia Vale dos Homens, Aljezur
Tranquilidade bem pode ser a palavra mais adequada para descrever esta praia, que é rodeada de elevadas falésias e ainda pouco frequentada.
Por esse motivo, é o local procurado pelos adeptos naturistas e também pelos praticantes de surf, dado que a ondulação possui as características perfeitas para a prática da modalidade.
Uns dias de férias a aproveitar todos os encantos que a Costa Vicentina tem para oferecer é provavelmente o escape que precisa.
Veja também:
- 8 dicas para umas férias no Alentejo inesquecíveis
- Programa imperdível para uma escapadinha no Alentejo
- O que visitar no Alentejo: 10 pontos de visita obrigatórios
- 6 belezas escondidas no Alentejo
- 6 maravilhas gastronómicas do Algarve
- 7 atividades para fazer fora da praia no Algarve
- Dicas essenciais para passar férias baratas no Algarve