A Côte d’Azur tem a magia e o glamour que incontáveis filmes, livros e canções deixaram para a posteridade. Desde o exclusivo e sedutor Mónaco que apaixonou Grace Kelly, até Cannes do festival de cinema, há muito para ver nesta região mediterrânica de França.
Mas não se pense que conhecer e passear pela Côte d’Azur obriga a gastos exorbitantes, até porque não é verdade. Existem alternativas para todas as bolsas e para (quase) todos os gostos.
Há inúmeros pontos de interesse e locais para visitar. Praias magníficas, esplanadas de sonho e paisagens de cortar a respiração são apenas algumas das propostas que aqui lhe deixamos.
Por isso, parta à descoberta de uma região repleta de história, património, Natureza e paisagens magníficas. Prontos para explorar tudo o que a Côte d’Azur tem para oferecer?
7 locais a visitar na Côte d’Azur
Nice
Em Nice, não deixe de explorar a zona antiga da cidade e de visitar o mercado de frutas e flores Cours Salaya (mesmo no pé da montanha). Fundamental é, também, passar pela Praça Masséna, assim como pela icónica Promenade des Anglais.
Entre o porto e a zona antiga de Nice, está o Parc de la Colline du Château, excelente para tirar uma fotos bem bonitas e marcantes. Usufrua das vistas e deslumbre-se com a paisagem desta icónica zona da Côte d’Azur.
Mónaco
Este principado fica num cantinho no sudeste de França, na Côte d’Azur, mas a sua influência cultural é impossível de medir.
A Praça do Casino, o mosaico geométrico dos apartamentos da Marina e o Palácio dos Príncipes são tudo referências bastante presentes no imaginário de todos nós.
Todos eles remetem para o universo do Jet Set, da Princesa Grace e do mítico Grand Prix. Também muito presente na história deste local está o explorador marítimo Jacques Cousteau, diretor do Museu Oceanográfico durante mais de 30 anos.
Èze
A 500 metros acima do mar e a uma curta distância da costa, o cenário desta vila é verdadeiramente extraordinário. A torre ocre da Notre Dame de l’Assomption é um dos seus ícones, visível a grande distância.
A partir desta vila, é possível alcançar vistas incríveis sobre uma pequena baía, o Mediterrâneo e a Côte d’Azur. De passagem obrigatória é, também, o Jardin Exotique, com catos deslumbrantes.
La Croisette (Cannes)
A elegância e sofisticação de Cannes não é novidade para ninguém e La Croisette é “só” a praia mais agradável da Côte d’Azur, com a sua areia dourada e ondulação tranquila.
No verão, a agitação aumenta e é fácil ver muitos turistas ao longo da marginal, entre o Mediterrâneo e as lojas de moda. Em maio, deve ainda passar pelo Palais des Festivals et des Congrès, onde se realiza o Cannes Film Festival.
Saint-Jean-Cap-Ferrat
Perto do topo de Saint-Jean-Cap-Ferrat, encontra-se uma mansão repleta de história. Construída nos princípios do século XX, esta era a casa da família de banqueiros Rothschild e Ephrussi e destinava-se, mais concretamente, a Béatrice Ephrussi de Rothschild.
A villa tem várias vistas sobre o Mediterrâneo, um património riquíssimo de obras de arte e objetos decorativos e 9 jardins que fazem parte da lista dos jardins mais marcantes de França.
Cada um destes jardins tem um tema distinto, desde o jardim japonês (com o seu pavilhão), ao jardim das rosas que se pinta de flores cor-de-rosa, no verão. O interior é o de um verdadeiro palácio, com um gosto setecentista.
Le Suquet (Cannes)
Esta zona antiga da cidade merece uma visita. As suas ruas estreitas (como a rue Saint-Antoine) estão repletas de edifícios com restaurantes no seu rés-do-chão. No passado, esta região acolhia uma comunidade piscatória.
Por aqui, pode ainda visitar o museu que possui uma coleção eclética de arte primitiva de todo o mundo, artefactos antigos provenientes do Mediterrâneo e vários instrumentos musicais.
Perto do museu, a igreja quinhentista também merece uma visita, mas o maior atrativo local é mesmo a fabulosa vista sobre o porto e Croisette.
Saint-Paul-de-Vence
Outra das zonas antigas da riviera francesa, Saint-Paul-de-Vence encontra-se a alguns quilómetros do mar. Esta é uma vila medieval muito bem conservada, onde os carros tem várias restrições de circulação.
Por essa razão, a nossa sugestão é que calce uns sapatos bem confortáveis e percorra as suas ruas, repletas de galerias de arte e lojas de artesãos locais.
Nesta localidade moraram várias personalidades importantes do século XX, tais como os escritor James Baldwin, o ator Donald Pleasance e o artista Marc Chagall.