Todas as crianças que frequentam creches, estabelecimentos do pré-escolar e do 1º ciclo vão voltar à escola já na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito por António Costa à saída da reunião do Conselho de Ministros que teve lugar esta quinta-feira.
A reabertura destes níveis de ensino faz parte da primeira de quatro fases do denominado “plano de reabertura progressiva” preparado pelo Governo. A primeira começa já na próxima semana, a 15 de março, e prolonga-se até ao dia 3 de maio. A segunda vai começar no dia 5 abril, altura em que os segundo e terceiro ciclos voltam ao ensino presencial.
A 19 de abril, início da terceira fase de desconfinamento, é a vez dos alunos do ensino secundário e do ensino superior voltarem ao ensino presencial. A quarta fase vai começar a 3 de maio.
Recorde-se que, tal como anunciado, o plano de desconfinamento é diferenciado em termos de abertura de atividades, prevendo um desconfinamento gradual, prudente e sustentado. No caso das escolas, a reabertura vai ser acompanhada por um processo de testagem em todos os estabelecimentos de ensino.
O primeiro-ministro frisou , contudo, que até à Páscoa os portugueses devem manter o dever geral de confinamento e as medidas vão ser revistas a cada 15 dias.